Sábado, 28 de Setembro de 2024

Alitalia vai suspender operações na Venezuela

15/05/2014

"Todos os voos estão cancelados", diz o diário El Mundo, precisando que "os clientes que compraram bilhetes com datas posteriores a 01 de junho receberão o reembolso da linha aérea".

A 02 de maio, a transportadora italiana anunciou que iria reduzir de cinco para dois os voos semanais entre Caracas e Roma, devido a atrasos do Estado venezuelano no pagamento de dívidas acumuladas desde o início de 2013.

A companhia aérea do Panamá Copa Airlines anunciou, por seu turno, no passado dia 12, que vai reduzir 40% dos lugares disponíveis nos voos para a Venezuela no segundo trimestre do ano, a fim de "proteger-se da acumulação de bolívares devido ao controlo cambial" vigente no país, indicou o diretor da companhia área, Pedro Heilbron.

A 29 de abril, a Associação Internacional dos Transportadores Aéreos (IATA, na sigla em inglês) exortou o Governo da Venezuela a pagar os quase 4 mil milhões de dólares que deve às companhias aéreas, salientando que "a situação é insustentável".

Em causa está o repatriamento para os países de origem dos lucros das companhias fruto da venda de bilhetes na Venezuela, que tem sido dificultada pelas leis cambiais do país e pelo "bloqueio do Governo venezuelano".