Novo terminal do aeroporto de Guarulhos começa a operar no próximo domingo
Após um ano e oito meses de obras, o terminal 3 do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, começará a operar no próximo domingo (11), faltando um mês para o início da Copa do Mundo. O TPS3 terá 200 mil m² de área construída, 20 pontes de embarque e será destinado aos voos internacionais. A capacidade de passageiros será de 12 milhões por ano.
Segundo a GRU Airport, as duas primeiras companhias a se transferirem para o novo terminal serão a portuguesa TAP e a alemã Lufthansa. Nos três domingos seguintes, outras seis empresas vão ser realocadas.
Durante a Copa do Mundo, o processo será interrompido, para evitar transtornos. Após o Mundial, outras 17 companhias aéreas vão migrar para o TPS3. A TAM, que concentra as operações no TPS1 vai ser a última a se mudar, em setembro.
Depois das transferências, a concessionária que administra o aeroporto poderá fazer a modernização dos terminais 1 e 2. Eles já passaram por modificações na sinalização interna e externa, troca de escadas rolantes e aeroportos, construção de novos banheiros e praça de alimentação.
Até a Copa, a GRU Airport diz que os investimentos desde que assumiu a concessão de Guarulhos, em 2011, já chegam a R$ 2,9 bilhões. Até 2022, o aeroporto quer dobrar a atual capacidade de passageiros e chegar a 60 milhões/ano.