Sábado, 28 de Setembro de 2024

Após acordo, funcionários de obra de Viracopos retomam os trabalhos

25/04/2014

Após um dia de protesto, funcionários de uma empresa terceirizada das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) voltaram a trabalhar na manhã desta quinta-feira (24).  A categoria, que reivindicava reajuste salarial de 15%, se reuniu com representantes do consórcio construtor para negociar a paralisação e resolveram voltar ao trabalho.

Os funcionários que atuam na montagem de tubulações interromperam as atividades no início da manhã de quarta-feira (23). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Pesada, Infraestrutura e afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), o trabalho no canteiro de obras chegou a ficar interrompido durante o protesto, já que operários de outras empresas terceirizadas aderiram à paralisação.

A concessionária responsável pelo terminal negou que os trabalhos ficassem suspensos na quarta-feira (23), mas confirmou a normalização das atividades nesta quinta.

Novo Viracopos
O  novo terminal  de Viracopos chegou a 86,7% de conclusão das obras, segundo balanço da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O percentual é referente ao fim do mês de março. Por contrato, a estrutura do terminal aéreo de Campinas   precisa estar operacional até 11 de maio.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a concessionária responsável por Viracopos previa 90,22% de conclusão das obras em fevereiro. Apesar disso, a administradora do terminal aéreo afirmou, por meio de nota, que o novo terminal "estará plenamente operacional no dia 11 de maio deste ano, como consta no contrato de concessão".

O primeiro voo a utilizar a nova estrutura possivelmente será entre Portugal e Campinas. A partir de 6 de junho, com a chegada da seleção da Costa do Marfim, o aeroporto começa a receber as equipes da Copa do Mundo. A concessionária informou que serão cinco no total, sendo Rússia, Japão e Argélia entre os dias 7 e 8, e Portugal no dia 11.

Cronograma
Sobre e execução das obras, Anac informou que o cronograma foi definido pelas concessionárias após a assinatura do contrato. A partir daí, o andamento do trabalho relatado mensalmente à agência, que checa o que tem sido realizado por meio de monitoramento e vistorias in loco. A concessionária está sujeita à multa de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia em caso de atraso.

"A Anac aguarda a conclusão de tudo o que foi estabelecido no contrato até 11/05/2014, antes disso, não cabe afirmar se a execução das obras está atrasada em relação ao cronograma da própria concessionária.", diz a nota enviada pela agência.

Por meio de nota, a administradora de Viracopos reiterou que os voos domésticos serão transferidos de forma gradativa para o novo terminal após a Copa do Mundo. "A medida visa garantir conforto e segurança dos passageiros, além de atender tanto as orientações de consultorias internacionais contratadas pela concessionária, quanto os interesses das companhias aéreas, que preferem transferir suas operações gradativamente após o torneio.", afirma o texto.

Novo terminal
Inicialmente, a nova estrutura de Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal