Movimentação no aeroporto de São Luís caiu 16% no primeiro trimestre
A movimentação de passageiros no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luis, teve queda de 16% de janeiro a março deste ano, se comparado com o primeiro trimestre de 2013. A tendência de queda tem sido percebida desde 2012, inclusive com a diminuição no número de voos diários. Este ano, nem mesmo os feriados prolongados do Carnaval e da Semana Santa ajudaram a melhorar a movimentação de passageiros no terminal.
Conforme dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de janeiro a março deste ano o aeroporto de São Luís movimentou, em embarque e desembarque, 370.994 passageiros, uma média mensal de 123.664 pessoas. No mesmo período do ano passado, foi registrado fluxo médio mensal de 143.190 pessoas, totalizando 429.570 que embarcaram e desembarcaram no Hugo da Cunha Machado.
Um dos fatores que justificam a diminuição é a falta de interesse das companhias aéreas em disponibilizar voos para o Estado, por causa da pouca demanda de passageiros, sobretudo após a repercussão negativa que a capital teve na mídia nacional no início do ano, relacionada à crise na segurança pública. Segundo a Infraero, o órgão não é responsável por fazer a prospecção de passageiros para o Estado, cabendo apenas à empresa oferecer a infraestrutura adequada para que as companhias aéreas operem dentro do aeroporto ludovicense.
Essa diminuição no fluxo de passageiros começou a ser percebida ainda em 2012, quando, apesar do aumento em relação a 2011, o número de operações ficou abaixo da média esperada pela Infraero. A expectativa era de que dois milhões de usuários passassem pelo aeroporto de São Luís, mas o registro somou 1.991.223 pessoas. Em 2013, também houve queda em relação ao ano anterior, de 17%.
Com a queda no número de passageiros, no ano passado o aeroporto também teve redução do número de voos. Até o início de 2013, o terminal operava com 29 voos regulares. Atualmente, são 27 regulares. A capacidade total do aeroporto por ano é de 3,4 milhões de passageiros. Com as obras de expansão que estão sendo feitas no local, a meta é aumentar a capacidade do terminal para 5,9 milhões de passageiros por ano.
Para o feriado prolongado da Semana Santa, a expectativa da Infraero era de que se mantivesse o mesmo número de passageiros embarcados e desembarcados no mesmo período do ano passado. No período da Páscoa em 2013, o aeroporto operou com um total de 129,2 mil embarques e desembarques.