Entenda como funcionam os programas de milhas aéreas
O programa de milhas é uma oportunidade que as principais companhias aéreas do país oferecem para que os clientes acumulem pontos, créditos ou milhas e troquem por viagens, voos e outros serviços. Para ter este benefício, o consumidor deve fazer um cadastro na companhia que deseja utilizar.
A empresária Renata Partata, 43 anos, afirma que viaja todos os anos através do programa de milhas e até hoje não teve nenhum problema. “Como eu gasto muito no cartão de crédito, quase todo ano eu faço isso. Fui para Nova York da última vez e gastei 90.000 milhas no total.”
De acordo com informações da TAM, os pontos acumulados podem virar passagens-prêmio, upgrade de classe de assento, produtos de lojas online e roteiros completos.
Já na GOL, o consumidor também pode acumular milhas se inscrevendo no programa Smiles. “O passageiro pode acumular mais milhas em compras online e serviços de empresas parceiras. Elas são convertidas em Bilhetes Smiles para destinos nacionais ou no Caribe, e em passagens aéreas das companhias parceiras”, informa a empresa.
Outra companhia que oferece esse serviço é a Azul. O cliente pode se cadastrar no programa pela internet ou pelo telefone. Na hora de gastar esses pontos, a pessoa deve usar um cartão de crédito que oferece o programa de milhas.
Segundo a TAM, se a pessoa quiser acumular mais, vale a pena escolher um banco com cartão que tem a marca do programa de fidelidade, pois ele acumula de 1,3 milhas/ponto a 2 milhas/pontos por dólar. A validade dos créditos acumulados dura dois anos.
Procon orienta
O coordenador do Procon de Ribeirão Preto, Paulo Garde, afirma que é raro casos de reclamações nesse setor. Mesmo assim, ele orienta: “O consumidor deve sempre estar atento aos avisos e ter em mãos toda a documentação e bilhetagem.” Garde afirma que o consumidor deve prestar atenção nas ofertas e promoções. “Em casos de problemas, o consumidor deve procurar o Procon para que a empresa seja acionada e o caso solucionado.”