Sábado, 28 de Setembro de 2024

TAM confirma novos voos para a capital durante a Copa

15/04/2014

A TAM Linhas Aéreas pretende aumentar em 55% o número de voos diários em Natal, no período da Copa, elevando a média de 9 voos regulares diários para 14 por dia. Serão cinco voos a mais. A expansão será a maior entre as cidades-sedes dos jogos no Nordeste e a segunda maior se consideradas também as sedes em outras regiões do país – só atrás de Cuiabá, onde os voos diários devem dobrar no período.

Apesar do crescimento maior, Natal tem a menor quantidade de voos da TAM entre as cidades-sede nordestinas. A previsão é que receba 14 voos por dia na Copa, enquanto em Recife haverá 26 (+8,5%), em Salvador 33 (+22%) e em Fortaleza 33 (+18%). Nacionalmente, apenas Cuiabá terá um número de voos diários inferior ao de Natal: 12.

Os números foram atualizados em 15 de março e enviadas à TRIBUNA DO NORTE em correspondência recebida ontem. De acordo com a TAM, o novo mapa de operações deve ser executado entre os dias 10 de junho e 15 de julho deste ano e ainda poderá sofrer alterações.

A companhia terá que investir R$ 50 milhões para operar a nova malha aérea, para a Copa, e estima que 81% dos voos domésticos serão operados em aeroportos das 12 cidades-sede do torneio. Ao todo, haverá mais de 750 novos voos domésticos no período, além de novos 350 voos internacionais. No âmbito internacional, o maior crescimento de voos se dará entre o Brasil e o Chile (+241). Na sequência vem o Peru (+54), a Inglaterra (+40), a Argentina (+30), os Estados Unidos (+16) e o Uruguai (+4). Serão voos próprios e também em parceria com a companhia aérea chilena LAN.

“Para junho e julho de 2014, a indústria prevê um fluxo de passageiros marcado por redução acentuada do volume de viagens de negócios e incremento da demanda por viagens de lazer altamente concentrado em alguns horários, datas e rotas”, disse a companhia, por meio de nota.

Não é só a TAM que vai reforçar o número de chegadas e partidas em Natal. A cidade deve  contar com um total de 274 voos extras para a Copa, se consideradas as companhias aéreas TAM, GOL, Azul e Avianca. O número revela um acréscimo de 48,4% nos voos regulares da capital e representa o total de 21.252 assentos extras no período do evento esportivo. Os dados foram divulgados em março pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

O levantamento da Abear considera os voos realizados em um período de 36 horas antes e após cada partida da Copa.