Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Secretaria de Aviação Civil adota novas metas de padrão internacional

25/07/2012

 

Serviços melhores: é o que todos esperam também nos aeroportos.
A Copa do Mundo está chegando e por isso, a Secretaria de Aviação Civil começou a implantar metas de excelência nos aeroportos das cidades-sede dos jogos de 2014.
O país da copa já ligou o alerta. “Demora, demora, demora”, comentou uma passageira.
“Essas filas, bagagem, pesar, demora muito”, reclamou outra jovem que se preparava para embarcar.
 
“Rasgaram minha mala. Quando fui pegar da esteira, chegou rasgada”, falou uma senhora no saguão do aeroporto.
 
“Imagina na Copa e na Olimpíada, vai ser complicado, bem complicado”, alertou o homem que aguardava o embarque.
 
A Secretaria de Aviação Civil criou o projeto Eficiência Operacional para estabelecer metas de padrão internacional em todos os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo. Já passou por Guarulhos, em São Paulo, e Confins, em Minas. Agora chegou ao aeroporto internacional do Rio.
 
A ideia é diminuir o tempo e aumentar a eficiência naqueles processos que têm mais impacto entre os passageiros, e que, às vezes, tornam a viagem cansativa, como, por exemplo, a fila do check in.
 
No aeroporto de Belo Horizonte, companhias aéreas brasileiras foram orientadas a aumentar o número de máquinas de check-in online, ter funcionários em todos os guichês e aperfeiçoar o treinamento dos profissionais.
 
Em uma das empresas, as filas que duravam 36 minutos, em média, caíram para 19. Pelas normas da Associação Internacional de Transporte Aéreo, estão dentro do tempo aceitável: até meia-hora. Mas ainda fora do ideal, de no máximo 12 minutos.
 
E a espera para pegar a bagagem? “Nós estamos aqui já tem uma meia horinha, devia ser um pouquinho mais rápido o serviço”, comentou a dentista Carla Alves.
 
Em Confins a queda foi de até 83% do tempo de espera. De 23 para 4 minutos, em média. Os próximos aeroportos a receber o projeto já estão definidos.
 
“Agora tem Congonhas, Santos Dumont e Fortaleza. Nosso objetivo, até o final de 2013, é cobrir todas as cidades sede da copa”, explicou o secretário executivo de Aviação Civil, Cléverson Aroeira.
 
Metas de eficiência operacional são importantes para começar a arrumar a casa, mas tem muita coisa longe do ideal nos aeroportos