Sábado, 28 de Setembro de 2024

Mudança será definida no dia 22

10/04/2014

A transferência das operações das companhias aéreas do Aeroporto Augusto Severo para o Aeroporto Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, só deverá ser definida em reunião agendada para o dia 22 de abril - restando 18 dias até o “prazo limite” estipulado pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para a entrada em operação do novo aeroporto. A data também está a 52 dois dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal, entre México e Camarões, marcado para o dia 13 de junho.

A confirmação sobre a nova reunião foi anunciada ontem pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Na ocasião do anúncio, ficou definido que começa na próxima semana o período de transferência de operações das empresas aéreas para os novos terminais que estão sendo construídos em Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas).

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu no início da tarde de ontem o cronograma das ações para cada aeroporto. Conforme a Secretaria, o processo “mais complexo” seria o do Aeroporto Governador Aluizio Alves.

Questionada, a Secretaria de Aviação Civil não informou o que gerou a necessidade de marcar uma nova data para definir o processo de transferência das companhias para São Gonçalo do Amarante. Participaram da reunião as quatro empresas aéreas nacionais – TAM, GOL, Azul e Avianca – e as concessionárias, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Ainda conforme a SAC, o prazo inicial de entrega do planejamento era dia 27 de março, mas as companhias teriam pedido ao ministro Moreira Franco mais dez dias no prazo para concluir o trabalho. A Abear informou em nota que foram as concessionárias de aeroportos, e não as companhias.

Através de sua assessoria, a Abear disse ainda que as aéreas apresentaram no dia 27 de março uma lista de providências que deveriam ser tomadas pelas concessionárias para além da obra civil, relacionadas a sistemas de tecnologia da informação, questões de segurança operacional e ainda de telefonia de forma a preparar o ambiente de migração.

Aéreas
A GOL informou no dia 27 de março, à TRIBUNA DO NORTE, que as companhias aéreas já trabalham com um prazo entre 30 e 45 dias para a transferência completa das operações de um aeroporto para o outro. Segundo a Gol, o prazo começaria a correr a partir de 15 de abril, quando o consórcio Inframérica, que detém a concessão do novo aeroporto, se comprometeu a entregar a obra.

Em fevereiro, a Abear afirmou que o consórcio entregaria as instalações para as empresas começarem a se instalar no dia 27 de março – portanto, faltando menos de um mês para a operação no dia 15 de abril. A associação afirmou, em entrevista anterior à TRIBUNA DO NORTE, que o prazo era curto e que o ideal seriam 90 dias.

Ontem, o Inframérica declarou que a entrega de infraestrutura do aeroporto segue o cronograma, considerando a data de abertura de 10 de maio e que há tempo para a transferência. “Todos estão comprometidos com isso para que São Gonçalo esteja operando completamente em maio”, informou o consórcio em nota.

Procurada, a Anac informou que acompanha o cronograma das obras, a execução e o planejamento de implantação de todos os serviços realizados pela concessionária e pelos agentes envolvidos. A agência acrescentou que o consórcio tem até janeiro de 2015 para entregar o aeroporto em operação. “Portanto, a entrega antecipada faz parte de um planejamento da própria concessionária, do qual a Anac faz o acompanhamento”, declarou em nota.