Sábado, 28 de Setembro de 2024

Consumidores economizam R$ 10 milhões com megapromoções de passagens aéreas

08/04/2014

Mais de 43 mil compradores foram beneficiados com tarifas promocionais encontradas nos últimos seis meses nas vendas online de tickets

Os consumidores brasileiros já economizaram, nos últimos seis meses, cerca de R$ 10 milhões nas compras de passagens aéreas. O motivo foi a capacidade de encontrar as tarifas promocionais nos sistemas de vendas online de tickets, sobretudo neste final de semana, quando muitas companhias lançaram preços extraordinariamente baixos aos compradores.

O dado é fruto de um levantamento da agência virtual ViajaNet, que apurou a diferença entre o preço pago pela passagem com a média dos preços praticados por uma determinada rota e companhia aérea, em reservas de outubro do ano passado até março de 2014. De lá para cá, mais de 43 mil pessoas foram beneficiadas.

Segundo a pesquisa, a economia com compras online de passagens aéreas pode chegar a até 80%. “Tivemos uma cliente que comprou um voo de Manaus para Porto Alegre e pagou R$ 307 pela passagem de ida e volta, exceto taxas de embarque. A média dos preços comprados por outros clientes nos últimos 90 dias para esse mesmo trecho foi de R$ 1.780 e a economia gerada para essa compradora foi de 83%”, revela Gustavo Mariotto, gerente de marketing da ViajaNet.

As companhias aéreas já disponibilizam um número limitado de assentos a preços promocionais, mas fazem boas promoções quando a projeção de ocupação das aeronaves, para voos nos próximos meses, está muito abaixo do esperado. Assim, é possível comprar passagens com preço realmente muito baixo. “Na verdade, o preço é igual para todas as agências. O que nós fizemos foi lançar um contador em nosso site para mostrar ao nosso cliente o valor real de sua economia”, explica Mariotto.
“Trata-se de uma boa oportunidade para muita gente comprar a passagem para a primeira viagem de avião, inclusive é ao longo dessas promoções-relâmpago que o nosso Selo de Economia Garantida mais aparece no site”, complementa.

Para o executivo, o benefício tanto para as companhias aéreas quanto para as agências é o crescimento contínuo do volume de pessoas voando no País. “Nos próximos anos, o Brasil estará entre os quatro maiores mercados de voos domésticos do mundo, com razão de crescimento de quase 10%, seguindo os Estados Unidos, a China e a Índia”, completa.

Quatro dicas para comprar passagens mais baratas:
- Evite viajar em alta temporadas, durante essas épocas, a procura por passagens aéreas aumenta muito e, consequentemente, o preço sobe
- Compre com antecedência mínima de 15 dias, pois os voos de última hora já estão lotados e fica difícil encontrar assentos disponíveis. Também as empresas compram muita passagem de última hora, o que eleva o preço também
- Fique atento as promoções-relâmpago das companhias aéreas. Essas são as melhores oportunidades para comprar passagens mais baratas
- Use ferramentas, como o selo de Economia Garantida do ViajaNet, para ajudar a encontrar as tarifas promocionais

Sobre a ViajaNet
ViajaNet é uma agência de viagens online com diferenciais em atendimento e serviços ao e-consumidor, com capacidade de apresentar as melhores opções de mais de 900 companhias aéreas, seguro e pacotes turísticos. A empresa é 100% nacional e aposta no mercado brasileiro, oferecendo ao consumidor a oportunidade de descobrir o mundo em um clique.