Companhia aérea chilena LAN cancela voos nacionais por greve de tripulantes
A companhia aérea chilena LAN, que se fundiu com a brasileira TAM, anunciou o cancelamento de dezenas de voos a partir desta terça-feira (8) devido a uma greve de cerca de 700 tripulantes de cabine.
"A empresa foi forçada - com antecipação - a tomar uma série de medidas, tais como o cancelamento e reagendamento de alguns voos dentro do território nacional", informou a LAN em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Os voos domésticos para terça-feira estão cancelados, enquanto que entre quarta-feira e domingo de manhã os voos foram reprogramados e alguns cancelados, de acordo com o site da companhia aérea.
A greve afeta a filial da LAN 'Lan Express' - responsável pelos voos nacionais -, que adotou um plano para que os passageiros afetados possam remarcar suas viagens ou pedir o reembolso das passagens.
O Sindicato dos Tripulantes da LAN Express explicou que decidiu parar suas atividades depois de não conseguir chegar a um acordo com os executivos da companhia aérea sobre as suas condições de trabalho, como por exemplo melhores salários e horários de alimentação.
"São basicamente horários para a alimentação, têm também a ver com a qualidade de vida associada aos descansos e aos salários. Estamos mostrando a nossa abertura para poder continuar com o diálogo, mas isso depende da LAN", disse à Radio Cooperativa Javier Brinzo, tesoureiro do sindicato.
Devido ao terremoto de 8,2 de magnitude e do tsunami que atingiu o norte do Chile na semana passada, Brinzo anunciou que os funcionários estão dispostos a adiar a greve, mas somente se a empresa se pronunciar sobre as reivindicações.
A LAN e a TAM se fundiram em 2012 para criar a LATAM Airlines, a maior companhia aérea da América Latina e um dos 10 maiores grupos de companhias aéreas do mundo.