Sábado, 28 de Setembro de 2024

Companhias da AEA saem do ‘modo racionalização’ e têm mais dez milhões de lugares este Verão

07/04/2014

As companhias aéreas da AEA, associação europeia de companhias de rede, entre as quais a TAP, depois de anos de “consolidação e racionalização”, regressam este Verão à expansão de capacidade, aumentando a oferta em dez milhões de lugares, com o Mundial de Futebol do Brasil a suscitar a programação de 655 voos adicionais, além de voos ad-hoc.
A informação foi avançada hoje pela AEA que assinala tratar-se de uma mudança de perspectiva “indicativa” de aprofundamento da recuperação do sector.
“Muitas companhias fizeram o seu trabalho de casa e, após várias épocas de consolidação e racionalização das suas redes, estão de novo a aumentar capacidade”, diz a responsável de pesquisa da AEA, Sue Lockey, citada em comunicado da Associação, no qual é indicado que as 30 associadas da AEA terão neste Verão IATA (de finais de Março a finais de Outubro) mais 5,5 milhões de lugares em voos intra-europeus e mais 4,5 milhões em voos intercontinentais.
As suas associadas, especifica, vão fazer neste Verão 330 mil voos intercontinentais, mais 15,5 mil que no período homólogo de 2013, com “o mais forte aumento” a ser nas ligações com a América Central e do Sul, “em parte impulsionado” pelo Mundial de Futebol no Brasil.
“No total, as companhias membro da AEA estão a planear operarem 655 voos adicionais”, indica o comunicado, acrescentando que além dessa capacidade extra, várias associadas também estão a planear voos ad-hoc para o Brasil.
Assim, diz, as companhias vão aumentar em 6% as ligações transatlânticas, enquanto os serviços de e para Ásia, Australásia e África aumentam 2%.
A TAP é uma das companhias que contribui para esse aumento, com a particularidade de o fazer numa perspectiva não sazonal, pela introdução das rotas Manaus - Belém e Bogotá - Cidade do Panamá.
Em relação aos voos intra-europeus, a AEA fiz que vão ser 1,9 milhões, mais 14,5 mil que há um ano.
A maior expansão, acrescenta, será nas ligações com a Europa de Leste, em 7%, uma área onde também a TAP está a reforçar, com a introdução, por exemplo, São Petersburgo, Talin e Belgrado (clique para ler: " Até Julho abriremos dez novos destinos" - Fernando Pinto, aos passageiros da TAP).
As maiores expansões, depois da Europa de Leste, são nas ligações com a Turquia (que também tem mais ligações com Lisboa na Turkish, clique para ler: Turkish começa voos extra Istambul - Lisboa a partir de Domingo), em 3,8%, e Escandinávia (onde a TAP também tem um novo destino, Gotemburgo), com +3,3%, especifica a AEA.
Apesar de assinalar a mudança de ‘modo’ das suas associadas, de ‘consolidação e racionalização’ para ‘expansão’, a AEA, através do seu CEO, Athar Husain Khan, reclama que as condições de mercado permanecem “desafiadoras”, porque as companhias aéreas continuam a ver-se confrontadas com “fardos de regulação desnecessários ou questões de infra-estrutura que enfraquecem a sua competitividade internacional”.
Athar Husain Khan defende, aliás, que com as eleições europeias ‘à porta’ é o momento de ‘puxar’ pela “criação de uma política de aviação que assegure a sustentabilidade da indústria da aviação”.
Anualmente, as 30 companhias associadas da AEA, de que as maiores são a Lufthansa, a Air France, a British Airways, a Turkish Airlines, a KLM e a Iberia, transportam 400 milhões de passageiros e 5,5 milhões de toneladas de carga.
A frota conjunta eleva-se a 2.550 aviões que voam para 600 destinos em 170 países, com uma média de 11 mil voos por dia.
A AEA assinala ainda que as suas associadas empregam directamente 370 mil pessoas e geram um volume de negócios de cem mil milhões de euros.