Sábado, 28 de Setembro de 2024

IAG transporta mais 30% no 1.º trimestre

04/04/2014
A International Consolidated Airlines (IAG), holding que agrupa as companhias aéreas British Airways (BA), Iberia e Vueling, transportou mais de 15,28 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 29,8% em relação a igual período de 2013, de acordo com comunicado da entidade.

desempenho operacional do grupo já conta com os valores da BA, das espanholas Iberia e Iberia Express, bem como da Vueling desde 26 de abril de 2013, altura em que esta última foi integrada na IAG. Aliás, este crescimento no número de passageiros da IAG deve-se em grande medida ao desempenho da low cost catalã Vueling. Numa base comparável, o aumento foi de 5,9%.

A taxa de ocupação no período em análise atingiu os 76,7%, uma média de mais 0,7 pontos percentuais por comparação com o período de janeiro a março do ano passado.

O tráfego do segmento de negócios no grupo IAG aumentou 8,6% em relação aos primeiros três meses de 2013.

No período, a Iberia registou uma descida de 4,6% na procura, face a uma queda de 3,3% na sua oferta; enquanto a BA conseguiu aumentar a procura em 4,9%, com um acréscimo de 5,9% na sua oferta. Já a Vueling ampliou o tráfego em 28,3% no período, com mais de 3,25 milhões de passageiros.

Em março, o tráfego interno (Reino Unido Espanha e Itália) da IAG cresceu 89,3%, e o europeu subiu 38,9%. No total, o tráfego registado pelo grupo no mês passado escalou 2,6% em relação a março de 2013.

A carga transportada pela IAG em março desceu de 79,8% em igual mês de 2013 para 77,6% este ano, apesar do acréscimo de 8,7% na carga transportada nas rotas internas (Reino Unido, Espanha e Itália) e da subida de 3,4% em termos europeus.