Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Chuva forte provoca cancelamento de voos em Belém

02/04/2014

A chuva forte que atingiu a Região Metropolitana de Belém na tarde desta terça-feira (1) provocou alteração de rota e cancelamento voos no aeroporto internacional da cidade. Quatro voos que partiriam da cidade tiveram o cancelamento confirmado, e os passageiros foram realocados para outros voos. Outros cinco voos que pousariam na cidade tiveram a rota alterada.

As medidas adotadas pelas companhias aéreas tem como base a Nota Técnica emitida pela Agência Nacional  de Aviação Civil (Anac) em janeiro, com procedimentos que devem ser adotados no aeroporto internacional de Belém. De acordo com a nota, publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a pista principal, que tem 2.800 metros, não poderá ser utilizada caso haja acúmulo de água.

Nestes casos, as aeronaves de todas as companhias aéreas devem usar a pista auxiliar, que tem 2.400 metros. Esse procedimento será adotado até que seja solucionado o problema de acúmulo de água na pista principal. Na época, todas as companhias aéreas já foram notificadas sobre o uso da pista auxiliar em caso de chuva forte ou contínua.

A GOL Linhas Aéreas informou que três voos com destino à Belém foram alternados para outros aeroportos, e outros dois foram cancelados devido as más condições climáticas. Os passageiros foram reacomodados, e a companhia voltou a operar normalmente a partir das 19h30.

O comunicado da empresa esclareceu ainda que alterações de trajeto e de horários de voos devido à metereologia são procedimentos necessários na aviação, ressaltando que não abre mão da segurança de suas operações.

A compahia aérea TAM confirmou o cancelamento de dois voos, um com destino a Brasília e outro em direção ao Rio de Janeiro, alegando condições climáticas desfavoráveis na cidade. Os passageiros foram reacomodados em outros voos da companhia, com partida marcada entre terça e quarta (2).

Dois voos da TAM que pousariam em Belém, um partindo de Santarém e outro de Brasília, tiveram o destino alterado para Marabá e São Luís, respectivamente. COm a melhoria das condições do clima, ambos os dois voos pousaram normalmente em Belém, de acordo com a companhia.

A companhia lamentou os transtornos e ressaltou que os clientes receberam toda a assistência necessária, informando ainda que não opera no Aeroporto Internacional de Belém em caso de chuva forte ou moderada, com pista severamente molhada e escorregadia.