Sábado, 28 de Setembro de 2024

Óculos da Google em teste no aeroporto de Londres

01/04/2014

Em breve chegam ao mercado os óculos da Google. No aeroporto de on Londres , o pessoal de terra já começou a testar a nova tecnologia.

Os óculos de realidade aumentada possuem ligação à Internet, um écran, e uma câmara, o que permite fazer um scan do cartão de embarque e do passaporte.

“As reações têm sido boas. É uma nova tecnologia, as pessoas estão muito curiosas e até deixei alguns passageiros experimentar os óculos”, afirmou Kenneth, um dos empregados da Virgin Atlantic que participa no teste.

Além de facilitar o processo de embarque, a companhia aérea afirma que o uso de novas tecnologias podem chamar clientes.

“É importante para nós criar um pouco de magia e personalizar os procedimentos. As pessoas sentem que estão a fazer algo especial. É fantástico”, sublinhou Tim Graham, do departamento de Inovação da Virgin Atlantic.

O teste no aeroporto de Londres passa por combinar os óculos da Google com uma aplicação específica, desenvolvida por uma empresa suíça.

Na sede da SITA em Genebra, o departamento de inovação continua a melhorar a aplicação e a corrigir os defeitos detetados durante os testes.

O escritório empresa tornou-se um laboratório onde se imagina o aeroporto do futuro.

“Em março de 2013, quisemos testar os chamados computadores ‘vestíveis’ e usá-los durante o embarque. Vou colocar os óculos e a tenho a aplicação. Em menos de um segundo ela vai fazer um scan do cartão de embarque e o passaporte. A tecnologia está connosco mas podemos ao mesmo tempo interagir com o passageiro. Ou seja mantemos a proximidade com o passageiro”, explica Stephane Cheikh, gestor de Inovação da SITA.

“As pessoas, nas companhias aéreas, nos departamentos de inovação, pensam que a tecnologia tem um grande potencial. Podemos ter muita informação ao nosso dispor e a vantagem é que os empregados têm as mãos livres, podem fazer outras coisas e ao mesmo tempo ter acesso à informação logo ali”, acrescenta o responsável.

Mas os óculos da Google têm detratores.
Há quem levante a questão do risco de distração ou de violação da privacidade.

A Virgin Atlantics imagina já as vantagens para o mundo do trabalho.

“Há muitas áreas onde a tecnologia pode ser aplicada, a maioria dos nossos empregos estão em movimento. Quer seja o pessoal de terra que verifica os voos ou os comissários de bordo que se encontram no ar com os passageiros. Na maioria das vezes, há uma grande mobilidade. Estamos a tentar encontrar áreas onde a tecnologia pode ser benéfica para o trabalho e para a satisfação do cliente”, sublinhou Tim Graham.

Após as seis semanas de teste no terminal VIP do aeroporto de Londres, a aplicação deverá ser testada em Nova Iorque e São Francisco.
Os óculos da Google deverão chegar ao mercado em 2015 e vão ter design Ray-Ban.