Sábado, 28 de Setembro de 2024

Aérea troca Star Alliance por Oneworld

01/04/2014

Os clientes da TAM poderão trocar suas milhas por voos de 13 companhias aéreas que fazem parte da aliança internacional Oneworld. A empresa, que fazia parte anteriormente da Star Alliance, trocou de aliança oficialmente na segunda-feira, 31 de março, atendendo a exigências para a aprovação de sua fusão com a LAN.

Entre os novos parceiros estão companhias como British Airways, Iberia, Qatar Airways, Japan Airlines e American Airlines. Para celebrar o início da parceria, a TAM lançou uma promoção que dá milhas em dobro para os clientes que usarem os voos das empresas membro da Oneworld em maio.

Os clientes do programa TAM Fidelidade manterão as mesmas categorias que tinham antes da mudança de aliança.

Além dos novos parceiros, a TAM manteve os acordos que já tinha com 11 companhias membros da Star Alliance, como a Lufthansa. Segundo o presidente da TAM SA, Marco Antonio Bologna, os acordos não têm data para serem encerrados. A questão, no entanto, pode mudar após a entrada da Avianca na Star Alliance. As alianças de empresas aéreas costumam contemplar apenas uma companhia de cada mercado. A Avianca está em processo de ingresso na Star Alliance, mas ainda não há uma data definida para a entrada da empresa.

A Oneworld atende hoje 140 milhões de participantes dos programas de fidelidade de todas as empresas associadas - só o TAM Fidelidade tem 10 milhões de clientes. Ao todo, as empresas faturam US$ 140 bilhões, estão presentes em 1.000 aeroportos e oferecem 600 salas vip.

As empresas se aliam a aéreas estrangeiras para oferecer aos clientes conectividade para voar em mercados em que não atuam, por meio de acordos de code-share (compartilhamento de voos) ou troca de milhas por passagens dos parceiros. “Uma aliança global alcança sucesso quando clientes de uma empresa viajam além da malha que ela atende, por meio de parcerias”, disse Bologna.

No Brasil, a TAM é a única empresa que participa de alianças de companhias aéreas. Azul e Gol não fazem parte de alianças e a Avianca está em fase de adesão à Star Alliance.