Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 28 de Setembro de 2024

Paraíba deve receber novos voos este ano de quatros companhias aéreas

25/03/2014
A Paraíba deve começar a receber voos novos das quatros companhias aéreas que já operam no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana - TAM Azul, Gol e Avianca -, e o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, está inserido nos estudos para início de operações da Avianca e Azul. O Estado também deve confirmar nos próximos dias o início de fretamentos de voos em parceria com a Operadora CVC.

 

A informação é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que participou nesta semana de quatro reuniões com os diretores das companhias aéreas e da CVC, em São Paulo. Durante os encontros, foram apresentados dados sobre o crescimento da movimentação de passageiros no Castro Pinto - crescimento de 6,29% nos dois primeiros meses de 2014 -, além da ocupação hoteleira que, no acumulado de janeiro e fevereiro, ficou em 78,69%.

Além de apontar o crescimento sustentável dos indicadores de movimentação de turistas na Paraíba, apresentou-se uma proposta de incentivo fiscal - redução de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no combustível de aviação -, por determinação do Governo do Estado. Nesse item, as companhias aéreas terão que se comprometer a operar voos em horários melhores para os passageiros, buscando reduzir consequentemente o período ocioso do aeroporto, que gira em torno de 12 horas diárias.

Essa proposta foi muito bem aceita pelos diretores das empresas.na Paraíba. A Avianca receberá sete aviões A-320 para reforçar a sua frota nos próximos meses.

A Paraíba, assim como todo o Nordeste, um excelente mercado não apenas para a aviação comercial, mas para toda a cadeia do turismo. Logo a região será a maior beneficiada com a Copa do Mundo, porque, além de ter quatro cidades-sedes - Salvador, Recife, Natal e Fortaleza - será foco das atenções após o encerramento da primeira fase da competição. 

Dados da Embratur indicam que o Brasil receberá 600 mil turistas e essas pessoas, irão buscar destinos novos, com a Paraíba, que está entre as quatro cidades-sedes do Nordeste.