Viracopos testa aparelho usado para retirar aeronaves quebradas da pista
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou nesta quinta-feira (20) um treinamento com as equipes de segurança do terminal para o uso dorecovery kit, equipamento usado no deslocamento de aeronaves que, eventualmente, quebrem na única pista de pousos e decolagens. A simulação foi feita no "cemitério" de aviões do terminal.
Para o treinamento, foi feito um buraco na terra abaixo do trem de pouso de um avião que está fora de operação no "cemitério". Com isso, a intenção é, com o equipamamento, retirar a aeronave do local. O aparelho pode retirar uma aeronave quebrada da pista em até duas horas.
Recovery kit
O aparelho chegou no terminal em agosto do ano passado. Cerca de 40 profissionais, entre bombeiros, equipe de operações e manutenção, além de companhias aéreas, receberam orientação de uma empresa da Áustria.
Em outubro de 2012, a falta de um recovery kit no terminal aéreo fez com que o Aeroporto de Viracopos ficasse fechado para pousos e decolagens por 45 horas. O pneu de um cargueiro de 130 toneladas da empresa Centuriun, que saiu de Miami, nos Estados Unidos, estourou durante a aterrisagem na noite do dia 14 de outubro.
O aparelho é composto por um trailer (que pesa 18,3 toneladas), seis bolsas de ar, macacos hidráulicos, compressor, 4 cintas de aço para içamento e diversos outros acessórios capazes de levantar uma aeronave de até 223 toneladas, inclusive aeronaves da categoria F, tais como a Airbus-A380 e o Boeing 747-8F, segundo a concessionária.