Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Agências pedem intervenções para diminuir prejuízos com a Pluna

24/07/2012

 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) enviou nesta segunda-feira cartas à embaixada brasileira no Uruguai e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedindo intervenção junto ao caso da companhia aérea Pluna.
 
Com a Anac, o objetivo é normatizar a exigência de um Fundo de Garantia ou Seguro de Garantia das companhias aéreas para que esse tipo de prejuízo não se repita. E à embaixada uruguaia foi pedido reembolso dos prejuízos sofridos pelas agências.
 
A Abav também afirma estar atuando junto à Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). Porém, diz o presidente da entidade, Antonio Azevedo, a Iata "pouco defende os interesses da sociedade civil". Para ele, é necessário que a Embaixada e a Anac atuem para que milhares de agências de turismo brasileiras não sejam prejudicadas por uma situação causada pela Pluna.
 
Sem voôs A Pluna anunciou no último dia 5 que deixaria de voar por "tempo indeterminado" por causa das dificuldades em encontrar novos acionistas, já que atravessa uma complicada situação financeira.
 
O anúncio foi feito depois de uma greve de 48h realizada pelos funcionários da empresa, que pediam informações sobre os planos de futuro da companhia e um sócio que assumisse 75% das ações da mesma.