Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 28 de Setembro de 2024

Passageiros perdem voo por causa de protesto no interior do Acre

20/03/2014

O advogado Euclides Bastos, de 55 anos, deveria ter embarcado em um voo saindo da cidade de Cruzeiro do Sul para Rio Branco na tarde desta quarta-feira (19). Porém, com o fechamento da Rodovia AC-405, que dá acesso ao aeroporto do município, por moradores do Ramal do Pentecoste, ele e pelo menos mais 15 pessoas acabaram não conseguindo embarcar.

"Estávamos com passagem marcada para tentar chegar a Rio Branco e ao tentarmos chegar no aeroporto, havia uma manifestação e não nos deixaram passar. A polícia estava lá e ainda tentou negociar a passagem de quem estava indo para o aeroporto, mas não conseguiu", conta.

Ele diz que com o acesso bloqueado foi obrigado a fazer um desvio pelo município de Rodrigues Alves, mas ao chegar ao aeroporto, descobriu que o check-in já havia sido encerrado e que não mais poderia embarcar. O advogado diz ter ficado revoltado porque o avião ainda estava em solo e mesmo assim, não conseguiu embarcar.

"Vinte minutos depois o avião levantou voo e nos deixou em Cruzeiro do Sul. A empresa não teve compreensão nenhuma e não nos ofereceu alternativa nenhuma. Nós que viajamos muito vivemos compreendendo os atrasos dos aviões e das companhias aéreas e eles com o avião em solo não quiseram nos escutar", lamenta.

Bastos teve que ficar em Cruzeiro do Sul e esperar por um novo voo que sairá apenas no dia seguinte e por isso acabou perdendo um compromisso. "Sou advogado e trabalho no Tribunal de Contas do Estado do Acre e tenho compromissos diários em todos os lugares", diz.

Entenda o caso
Mais de 400 moradores do Ramal do Pentecoste, em Cruzeiro do Sul, fecharam a Rodovia AC-405, que dá acesso ao aeroporto da cidade, na manhã desta quarta-feira (19). Os moradores reclamavam do asfaltamento de 12 km de estrada que durante o período chuvoso fica quase intrafegável.

De acordo com o Assessor Especial de Coordenação do Governo para o Juruá, Itamar de Sá, o protesto foi encerrado por volta de 17h. "Antes mesmo deles tomarem a decisão de bloquear a estrada nós já havíamos comunicado que nesta quinta-feira (20) faríamos uma consulta com as lideranças de lá com a participação do vice-governador [César Messias] para deliberar sobre essa ação de pavimentação do ramal", explica.