Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Aeroporto Marechal Rondon terá voos restritos durante a Copa

19/03/2014

Os aeroportos das cidades-sedes deverão ter o espaço aéreo restrito durante a Copa do Mundo, de 10 de junho a 15 de julho, por questões de segurança, segundo as normas elaboradas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) – órgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.

As informações foram divulgadas no jornal “O Globo” no último final de semana.

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o Aeroporto Marechal Rondon deverá ter pousos e decolagens suspensas nos dias de jogos (13, 17, 21 e 24 de junho) a partir de uma hora antes do início das partidas na Arena Pantanal e até três horas após o encerramento de cada jogo.

A mesma medida vale para os aeroportos das demais sedes que irão receber jogos da primeira fase da competição. Nas demais fases, a restrição nos aeroportos será de uma hora antes até quatro horas depois.

A exceção é durante a abertura da Copa, em São Paulo, no dia 12 de junho, quando ocorre a partida entre Brasil x Croácia às 17h. Nesse dia, o espaço aéreo sobre o estádio será fechado às 14h e será reaberto após as 21h.

A norma é comum quando da realização de grandes eventos –, como já ocorreu durante a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude – e afetam os aeroportos localizados a uma distância inferior a 7,2 km dos estádios que recebem os jogos.

A redução no número de pousos e decolagens irá variar em cada estado e deverá ocorrer apenas nos dias em que as cidades em questão irão receber jogos do torneio mundial, dependendo do horário dos jogos.

Segundo o documento, por exemplo, os aeroportos mais distantes dos estádios não serão afetados. É o que ocorre em Brasília, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Alternativas

As alternativas que restam às companhias aéreas é antecipação ou adiamento dos voos ou mudança dos locais de embarque e desembarque.

No caso de Cuiabá, a sugestão é desvio dos voos para os aeroportos de Goiânia, Brasília e Campo Grande, de acordo com o documento do Decea.