Sexta, 27 de Setembro de 2024

O negócio promissor da compra de milhas aéreas

17/03/2014

O mercado de passagens aéreas cresce no Brasil, onde por dia são emitidos mais de 270 mil bilhetes. Porém, com poucas companhias aéreas nacionais, os preços, apesar da redução nos últimos anos, são elevados em determinados trechos e datas.

Neste cenário, o mercado de milhas surge como um grande nicho a ser explorado no país. Um dos exemplos é o portal MaxMilhas, criado recentemente por jovens empreendedores mineiros.

A ideia é unir consumidores que acumulam milhas de cartões de crédito e companhias aéreas a pessoas que desejam voar a preços mais acessíveis. “Esse é um mercado em ascensão e promissor. Tem gente que tem milhas e acaba deixando-as expirar devido à falta de conhecimento de seus benefícios, assim como outras pessoas deixam de associar seus cartões a programas de milhagens”, explica Max Oliveira, um dos sócios.

Os dados são alarmantes. Um relatório divulgado pelo Banco Central mostra que, só em 2010, os brasileiros deixaram de resgatar 101,3 bilhões dos 591,2 bilhões de pontos gerados nos programas de relacionamento dos cartões de crédito, 17% do total. Ainda segundo relatórios da Smiles e Multiplus, estima-se um total de 30 bilhões de milhas a expirar nos próximos dois anos (em torno de 20% do total).

O MaxMilhas apostou no bom momento e na demanda latente e está em plena expansão de suas atividades.

Os jovens empreendedores começaram o negócio com um pequeno investimento de apenas R$ 10 mil. “A nossa preocupação no começo era dar certo, escalonar o negócio. O primeiro semestre foi para consolidar nosso crescimento, o que tem representado uma média de 56% ao mês”, comenta Max.

Atualmente o MaxMilhas movimenta cerca de 800 passagens/mês e a meta é chegar até o fim de 2014 a 3,5 mil passagens/mês”.

A fonte de renda do negócio vem da comissão de 15% que é cobrada na transação. A expectativa da equipe é chegar ao final de 2014 com uma receita mensal de R$ 250 mil. “O nosso maior objetivo é promover o encontro entre quem precisa viajar a baixos preços e quem tem milhas a expirar”, comenta.

Como funciona?

O portal MaxMilhas faz o intermédio para a emissão de passagens aéreas por meio da compra e venda de milhas num mercado aberto. O propósito é permitir que pessoas, que não possuem milhas aéreas, possam utilizar destes benefícios por meio da negociação com os participantes dos programas de fidelidade.

Para auxiliar na compra de passagens pelos seus usuários, o site possui seu próprio sistema de busca de voos, permitindo a comparação dos valores disponibilizados nas companhias aéreas e os valores disponíveis dentro do próprio portal MaxMilhas.