Sexta, 27 de Setembro de 2024

Circulação de táxis será liberada em faixas exclusivas de ônibus de SP

14/03/2014

A Secretaria Municipal de Transportes, por meio de recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, informou na manhã desta sexta-feira (14) que a circulação de táxis será liberada em algumas faixas exclusivas de ônibus de São Paulo. Segundo o secretário Jilmar Tatto, apenas os taxistas com passageiros poderão transitar 24 horas pelas faixas das avenidas Sumaré, Indianópolis, Corifeu de Azevedo, do Corredor Norte-Sul e das marginais Pinheiros e Tietê.

De acordo com Tatto, como essas vias fazem ligações com terminais importantes da cidade, como os aeroportos de Congonhas e Cumbica, o Campo de Marte e o Terminal Rodoviário Jabaquara, a circulação dos táxis foi liberada.

Segundo o secretário, a medida foi possível porque a velocidade dos ônibus está dentro do planejado — 20 km/h — e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliou que era possível compartilhar a faixa com os táxis.

O secretário informou, ainda, que a medida pode ser tanto estendida para outras vias como revogada, caso não seja observado fluxo alto de táxis nesses locais.

— Estamos analisando atentamente a situação dos táxis e vamos monitorar a circulação. Se necessário, vamos restringi-la para priorizar o transporte coletivo.

Já nos corredores de ônibus, os táxis, com ou sem passageiros, não poderão utilizar as vias nos horários de pico, que são das 6h às 9h e 16h às 20h.

A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (17). Multas para quem circular nas faixas sem passageiros ou para quem transitar em outras faixas só começarão a ser aplicadas em 14 de abril. Segundo Tatto, esse é o tempo de que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisa para realizar as sinalizações.

O promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes enfatizou que as medidas visam a atender os usuários de transporte público, "uma população completamente desarmada de regalias em São Paulo".