Sexta, 27 de Setembro de 2024

Mais de 7 milhões de passageiros vão viajar de avião durante a Copa

14/03/2014

“Imagina na Copa” já virou uma frase-símbolo dos brasileiros quando alguma coisa não vai muito bem na infraestrutura do país. Nos aeroportos, então, todos os dias tem gente repetindo o mantra. Agora imagina que mais de 7 milhões de passageiros vão viajar de avião durante a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho.

Segundo um levantamento feito pela pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), TAM, Gol, Azul e Avianca, as quatro principais companhias aéreas do país, devem transportar 7,2 milhões de pessoas entre 11 de junho (véspera do início da competição) e 14 de julho (dia seguinte à final).

O levantamento leva em consideração os voos realizados em um período de 36 horas antes e após cada partida. Ainda segundo a Abear, serão adicionados 16,1 mil voos à malha regular nas cidades-sede durante o período dos jogos. A maior parte desses voos vai passar pelos aeroportos de São Paulo: 6.401. Depois, aparecem os terminais do Rio de Janeiro: 2.678 voos.

Segundo a Abear, cerca de 645 mil passagens a mais já estão à venda. Por falar em passagens, os preços delas já caíram 33,16% em 2014. Achou muito? Eu também achei. A redução consta no material de divulgação do IPCA, o índice que mede a inflação oficial do país.

Em entrevista a jornalistas, Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do instituto, disse acreditar que a redução de preços pode ter relação justamente com a maior oferta de voos para a Copa do Mundo. O fato de o carnaval ter caído em março também pode ter contribuído.

“A gente precisa esperar o resultado de março para entender o que está ocorrendo”, destacou Eulina. Vamos ver como os preços vão se comportar daqui pra frente.