Sexta, 27 de Setembro de 2024

Voos "low-cost" e novas tecnologias facilitam a vida de emigrante

12/03/2014

Há cada vez mais portugueses a emigrar mas são hoje mais qualificados, integram-se melhor e estão menos isolados do que noutros tempos. É a leitura feita à Renascença por Cláudia Pereira, investigadora do Observatório da Emigração.

Em seu entender, a emigração é hoje menos dolorosa do que antigamente.

"Agora existe o Skype, que permite falar com a família e com o amigos quase todos os dias. Isso é uma enorme diferença. Antigamente havia apenas as cartas e o telefone. Existem também as companhias aéreas 'low cost', que diminuem o preço da distância e multiplicam as ligações", refere a investigadora, que participa na conferência "Emigração Portuguesa Contemporânea", a decorrer esta quarta-feira no ISCTE, em Lisboa.

Outra das diferenças essenciais apontadas por Cláudia Pereira é o domínio da língua do país de destino, algo pouco comum entre os portugueses que emigraram em meados do século XX. "Isso facilita a integração e dá-lhes oportunidades de trabalho muito mais competitivas", sustenta.