Bauru vai receber aeronaves maiores
07/03/2014
O Aeroporto Moussa Tobias, mais conhecido como Bauru-Arealva, receberá a partir do final de abril voos de grandes aeronaves. Os pousos acontecerão quando as pistas de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, estiverem fechadas ou impedidas de receber as aeronaves, por motivos climáticos, por exemplo.
A autorização dos pousos em Bauru foi feita pela Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República. A liberação atende uma reivindicação feita pelas companhias aéreas para a ampliação das possibilidades de aterrissagem e faz parte do Plano Nacional de Voos alternados, que deve entrar em vigor nos próximos 60 dias.
Segundo o prefeito Rodrigo Agostinho, a decisão mostra que Bauru está preparado para receber uma movimentação maior no aeroporto. “O aeroporto de Bauru está preparado e tem condições de receber grandes aeronaves. Essa decisão é o reconhecimento da capacidade”, afirma. Atualmente, apenas o aeroporto de Campinas, Viracopos, tem a permissão para receber pousos quando as pistas da capital estão interditadas.
Entretanto, para receber os voos de grande porte, o aeroporto precisará passar por um ajuste na Brigada de Incêndio. Atualmente, a equipe está preparada para atuar em algumas aeronaves que já utilizam a pista de Bauru, o que não abrange determinados tipos de aviões maiores. Para os ajustes, uma equipe de trabalho foi criada e será comandada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo o Governo Federal, a pista e a área de desembarque do aeroporto de Bauru estão dentro dos padrões estabelecidos e não precisarão de reformas.
Além da região, São José dos Campos também quer voos
Além do aeroporto Bauru-Arealva, o aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (415 quilômetros de Bauru) também passará a receber pousos quando as pistas da capital estiverem interditadas.
Porém, o aeroporto do Vale do Paraíba aguarda o término da obra de ampliação do terminal de passageiros previsto para julho deste ano.
O local está sendo ampliado e deve ter a capacidade seis vezes maior do que antes das obras, passando de 864 metros para 5 mil metros quadrados.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) assim que entregues, as novas instalações terão capacidade para receber 600 mil passageiros por ano no aeroporto de São José do Campos.
Opinião
Rodrigo Agostinho - Prefeito de Bauru
Bauru tem capacidade
O aeroporto de Bauru deverá receber investimentos para melhorias na pista e na construção de hangares, o que valoriza ainda mais o local. A decisão de receber voos alternados de grande porte pode colocar Bauru na rota e facilitar o crescimento da cidade. É claro que tem a distância da capital, com algumas horas de viagem, mas isso movimenta a região e faz com que mais pessoas passem pela cidade.
MAIS
Número crescente de passageiros pelo Brasil
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, é necessário mais organização para ampliar e qualificar os serviços aéreos, já que a demanda de passageiros cresce diariamente.
111
milhões de usuários segundo o ministro.
Crescimento dos últimos 10 anos
O ministro informou ainda que o número de passageiros aumentou de 30 milhões para 111 milhões na última década. A mudança também trará impactos positivos no controle do tráfego aéreo nacional.