Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Qantas vai receber apoio financeiro do Governo

05/03/2014

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, revelou que a companhia aérea Qantas solicitou ao Governo um empréstimo sem garantias de 2686 milhões de dólares (1953 milhões de euros) e uma garantia de dívida.
Em declarações à rádio Macquaire, Tony Abbot explicou que o Executivo recusou os pedidos por considerar que a companhia não necessita destas ajudas, mas disponibilizou-se para que o Governo altere a lei que impões restrições à participação de capitais estrangeiros na transportadora aérea.

A legislação australiana limita a um máximo de 49% o total do capital que empresas estrangeiras podem deter na Qantas, com um máximo de 25% para um investidor individual ou 35% no caso de o comprador ser uma companhia aérea estrangeira. 

Já Warren Truss, vice-primeiro-ministro, disse que a Qantas não corre perigo de falência porque tem disponíveis 1791 milhões de dólares (1302 milhões de euros) em caixa, entre outros ativos, e assegurou que a companhia "é competente" e está bem gerida. 
A Qantas anunciou, na passada sexta-feira, o corte de 5 mil postos de trabalho depois de registar perdas de 211 milhões de dólares (154 milhões de euros) nas suas contas da segunda metade de 2013.