Sexta, 27 de Setembro de 2024

Cidades-sede da Copa ocuparão 50 mil vigilantes temporários

27/02/2014

Boaventura afirma: “A ideia é que as garantias e os direitos sejam muito mais avançados para os temporários, exatamente pelos riscos que essa condição impõe. Porque uma coisa é o trabalhador contratado regularmente - é uma relação estável. Outra coisa são os riscos de contratos de curto prazo. Estamos trabalhando para que eles tenham condições dignas de trabalho, com segurança e todos os cuidados à saúde e à proteção”.

Salários - Segundo o dirigente, os salários devem ser melhores para os 50 mil em comparação com o ganho médio da categoria. “Nosso pleito é que seja um valor diferenciado. Mas ainda é cedo para adiantar alguma coisa. Tudo está sendo negociado”, diz.

Convite - Boaventura conta: “A Confederação recebeu o convite da Fifa para participar do Seminário e convidou os Sindicatos de vigilantes das cidades-sede da Copa. Praticamente todos estão presentes”. A Fifa conclui em março a contratação das empresas do setor.

Qualificação - Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ter, no mínimo, ensino fundamental. Outra exigência: participar das 50 horas de aula do curso de especialização exigido pela Polícia Federal. “Quem pretende atuar na Copa deve procurar escolas credenciadas pra fazer o curso”, recomenda o sindicalista.

A maior parte dos vigilantes trabalhará dentro dos estádios. A segurança externa, e do entorno, ficará por conta da Polícia Militar.

Informações - No Sindicato dos vigilantes da região. No site da Confederação há endereços e telefones das entidades: confira no www.cntv.org.br/entidades-sindicais.html