Sexta, 27 de Setembro de 2024

1º hotel de Viracopos entrará em funcionamento em 2016

26/02/2014

O primeiro hotel dentro do Aeroporto Internacional de Viracopos começará a funcionar até o final de 2016 - o contrato para a implantação foi assinado na semana passada com a concessionária. Ele será instalado em uma área ao lado do edifício-garagem que está em construção, junto ao novo terminal de passageiros. O contrato prevê prazo de 36 meses para a entrada em operação do hotel, que pertence a uma rede internacional, cujo nome não foi divulgado por causa de uma cláusula de confidencialidade no contrato.

O hotel terá 250 quartos de categoria econômica e 200 midscale (classe intermediária entre luxo e padrão).O valor do investimento não foi divulgado. O hotel é parte de um pacote de investimentos pesados que ainda irão ocorrer no aeroporto de Campinas para torná-lo mais competitivo e atrair passageiros e companhias aéreas.

Plano

A concessionária trabalha em um plano de desenvolvimento de negócios imobiliários para a atração de empreendimentos dentro do sítio aeroportuário, para que a área possa ser fonte de receitas e permitir, assim, que a concessionária consiga desonerar as companhia aéreas das taxas que precisam pagar para acessar Viracopos.

Hotéis, áreas de logística, edifícios corporativos, áreas de saúde, educação, cultura estão entre as possibilidades de novas receitas, disse o diretor de operação, Marcelo Mota. A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) estima que a entrada em operação do novo terminal de passageiros em maio irá ampliar em 15% as receitas do aeroporto, que fechou 2013 com um faturamento de R$ 430 milhões.

Tarifas

O crescimento virá das tarifas aeroportuárias com o aumento no volume de passageiros e de cargas, e da exploração comercial do aeroporto. O novo terminal começará a operar com três lojas francas (sem impostos) e entre os 68 pontos comerciais, com redes fast food, como McDonalds, Bob´s, Pizza Hut, Spoleto, Subway, Romana, Premiatto. Haverá lojas de roupas, perfumarias, livrarias, cafés e restaurantes.

Conclusão

O plano deverá estar concluído até junho e foi contratado no final do ano. Para a tarefa, a concessionária chamou a Urbansystems, empresa que irá definir o plano de ocupação do sitio aeroportuário dentro do conceito de aerotrópole (cidade-aeroporto), desenvolvido pelo americano John Kasarda e que foi considerado pela revista Time como uma das 10 ideias que mudarão o mundo no século 21.

O projeto do novo terminal contempla uma moderna estrutura feita de concreto, aço e vidro, é compacta, de fácil construção, manutenção e expansão. As colunas que sustentam o telhado têm o topo em forma de árvores com claraboias que permitem o aproveitamento da iluminação natural. Possui uma cobertura interna de madeira, que cria uma atmosfera acolhedora e agradável.

O edifício-garagem é conectado ao terminal por uma ponte coberta. Contará com restaurantes, lojas de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. Além disso, a estrutura esta preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e hotéis.