Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 27 de Setembro de 2024

Governo autoriza voos executivos em aeroporto privado de Caçapava

17/02/2014

O governo federal autorizou nesta segunda-feira (17) o início das operações de aviação executiva no Aerovale, empreendimento do setor aeronáutico que está sendo construído em Caçapava, no interior de São Paulo. Com a autorização, a previsão é de que o aeroporto privado receba os primeiros voos no fim de maio e absorva parte do tráfego aéreo durante a Copa do Mundo. Para receber voos comerciais o empreendimento precisará de uma outra autorização.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, assinou a outorga que autoriza as operações da aviação executiva no empreendimento na manhã desta segunda-feira durante a visita que fez às obras. O evento teve a participação do engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer, de Rogério Penido, responsável pelo Aerovale, e de políticos e empresários da região.

A autorização permite que empreendedores privados absorvam a demanda do transporte aéreo no país e ajudem a desafogar o fluxo nos aeroportos públicos. A previsão é de que o aeroporto privado entre em operação no fim de maio para atender o público da aviação executiva durante a Copa do Mundo.

"Na época da Copa, tem dois mil, três mil jatos executivos e não tem onde pousar. Então é o nosso desafio de 30 de maio para pegar uma boa parte desses jatos e virem para cá", afirmou Penido.

"É o terceiro aeroporto que autorizo em São Paulo para atender uma demanda que é crescente. Vai atender uma demanda reprimida de voos executivos e helicópteros. Não tenho dúvida de que aqui que será uma alternativa extremamente propícia para aqueles que precisam desse serviço", afirmou o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco.

O responsável pelo projeto afirmou ainda que a intenção é fazer com que futuramente o Aerovale receba voos comerciais. "Você pode ter certeza que em breve teremos muitas companhias aéreas operando aqui conosco. Esse foi o primeiro passo, mas já estão preparando o segundo passo. Já, já o aeroporto privado vai poder fazer todo trabalho que faz o aeroporto público", disse Penido.

Para o engenheiro Ozires Silva, a ampliação do tráfego aéreo é um passo importante para a aviação no país e, por consequência, para o desenvolvimento econômico. "O Brasil está em uma faixa de atraso com relação a isso. A nossa aviação hoje é menor do que o país precisa. Apenas 120 cidades brasileiras dos 5.500 municípios têm tráfego aéreo regular. Isso precisa ser revertido. Esse é um país que voa e pode voar muito mais gerando desenvolvimento", disse.

Aerovale
O aeroporto privado funcionará em uma área de mais 2,5 milhões de metros quadrados e contará com módulos comerciais, hangares e heliporto. O empreendimento está em fase avançada de construção e nesta semana devem ser iniciados os trabalhos de colocação do asfalto da pista.

Com um investimento de R$ 230 milhões, o Aerovale terá 124 lotes aeronáuticos, 181 lotes industriais e comerciais, com acesso direto à pista do aeroporto, que será terminal de cargas e passageiros. Segundo a construtora, 30% dos 305 lotes estão vendidos e serão entregues no fim deste ano - o metro quadrado é vendido a R$ 600. O empreendimento fica às margens da rodovia Carvalho Pinto (SP-70) e a quatro quilômetros de distância da Via Dutra.