Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Infraero garante terminar obras do aeroporto de Salvador até a Copa

14/02/2014

Pelo menos 65% das obras do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães estarão prontas  em 30 dias  e a conclusão total  será antes dos jogos da Copa do Mundo,  garantiu o superintendente da Infraero Cassiano Ferreira. A informação foi passada ontem pelo gestor da Infraero durante visita do secretário estadual de Turismo do Estado, Pedro Galvão, para verificar o andamento  das obras  no  Aeroporto de Salvador. 

Diante das preocupações do trade turístico baiano com o período da Copa, o secretário, decidiu ver de perto a evolução das obras e saber se parte da reforma será ou não concluída antes do início da competição, para que o setor opere sobre um cenário concreto. No entanto, apesar de alguns ajustes a serem concluídos, Galvão se mostrou satisfeito com a promessa do superintendente da Infraero, que garantiu que  as obras serão concluídas até o mês  de abril.

“O impacto na visita foi altamente positivo. O superintendente da Infraero garantiu que 65% das obras já estão ou ficarão prontas no prazo de 30 dias e os 35%  restantes, antes da Copa do Mundo. O check-in de embarque  está muito bem colocado. Estivemos olhando e ouvindo as reivindicações a exemplo da instalação de  uma sala vip no desembarque que ficará pronta em 30 dias. Existem alguns ajustes a serem feitos. Estamos, por exemplo, discutindo com a Transalvador  sobre a realocação dos táxis. Agora,  evidentemente, tenho  que acreditar na promessa do  superintendente. Estou esperançoso para que isso aconteça”, disse Galvão.

Suspensão das obras

Quanto à suspensão da segunda etapa das obras no Aeroporto feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil Wellington Moreira Franco em Janeiro, o secretário foi ontem a Brasília  para interagir com a Câmara Federal e solicitar junto ao ministro mais agilidade na liberação das obras pendentes.  

Galvão destacou ainda que algumas intervenções já foram adiantadas, a exemplo do recuo de 8 metros na área de alimentação e a licitação de um grande restaurante no terceiro piso e outras grandes redes de lojas.

”É evidente que as obras sofram alguns atrasos por vários fatores, como chuva, dentre outros problemas imprevisíveis. Não estou aqui para fiscalizar, mas para acompanhar as vistorias e reivindicar melhorias. Essa visita será feita periodicamente por mim até o termino das obras”, justiçou o secretário.

Infraero

De acordo com o superintendente da Infraero, Cassiano Ferreira, as obras estão dentro do prazo estabelecido. Em junho do ano passado foram entregues sete posições  a mais de estacionamento para grandes aeronaves. No mês de marco será entregue  a Torre de Controle que é uma das mais altas do pais e tem equipamentos de última geração, além da construção do Terminal de Passageiros.

Ainda de acordo com o superintendente, este mês foram entregues vàrias frentes de serviço, a exemplo  dos banheiros, berçários, elevadores e 36 check-ins para as companhias aéreas.

”Temos algumas obras  que devem ser concluídas até o final do mês e outras até abril, como as sala de  controle remoto,  alguns banheiros e escadas rolantes da área internacional e doméstica. Vamos gradativamente melhorando a qualidade dos serviços para o Carnaval e para o Copa”, justificou.

Quanto ao embargo da segunda etapa das obras do  check-in, o superintendente disse que isso não tem impactado no funcionamento do aeroporto,  que, segundo ele, foi muito bem avaliado na Copa das Confederações em vários quesitos como segurança e conforto. Para o Carnaval, estão sendo esperadas 40 mil pessoas, um aumento em torno de 45% no fluxo de visitantes na capital.