Sexta, 27 de Setembro de 2024

Companhias aéreas voltam a contestar taxas aplicadas nos aeroportos

13/02/2014

Várias companhias têm sentido o impacto destes preços nos seus balanços e, desta vez, é a Associação Representativa das Companhias Aéreas (RENA) quem faz o alerta: "têm atuado com o único propósito de maximizar os lucros, sobrecarregando de forma intolerável as companhias", afirma Paulo Geisler, presidente da RENA.

O responsável, que tem sido bastante crítico relativamente ao modus operandi da gestora aeroportuária nacional, lembra que "desde a assinatura do contrato de concessão e no espaço de um ano, as taxas no aeroporto de Lisboa já foram objeto de três aumentos, o que se traduz, em concreto, num aumento de mais de 10%". O que diz contrastar com o esforço das companhias aéreas para captar mais passageiros, em tempo de crise.

A RENA lembra ainda que "o passageiro começa a ter consciência do peso que as taxas têm no valor total pago e do que representam". E as taxas vão voltar a aumentar já em abril deste ano, com a nova tabela a passar de 1,98% de taxa para 2,32%.

Assim que o anúncio foi feito, várias companhias, que ingressam na RENA e não só, reagiram contra os preços praticados. Da TAP, veio um artigo de opinião no jornal Público, onde o relações públicas da companhia, António Monteiro, garantia que "os custos da operação vão crescer com novo aumento das taxas aeroportuárias". E assegurava que esta política "é uma ameaça à atratividade de Lisboa".