Sexta, 20 de Setembro de 2024

SATA invoca “manifestações de interesse” em Portugal e no Brasil

19/07/2012

A SATA justificou hoje o lançamento da sua primeira rota regular para o Brasil, entre Lisboa e Salvador, por se enquadrar na sua “ambição de afirmação em mercados internacionais” e ter recebido “várias manifestações de interesse no estabelecimento de parcerias, não só por parte do sector turístico brasileiro e português, mas também das entidades oficiais do Estado da Bahia”.

Em comunicado hoje sobre o lançamento da nova rota, que o PressTUR revelou, em meados de Maio, que já tinha sido objecto de conversações entre responsáveis da SATA e a Secretaria de Turismo da Bahia (clique para ler: Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia: SATA está mesmo a avançar com voos para o Brasil. Salvador espera ter voo a partir de 28 de Junho), a companhia açoriana indica que o seu novo destino “já [está] disponível nos circuitos de distribuição de vendas do sector turístico”.

Em meados de Fevereiro foi divulgado que a SATA Internacional tinha solicitado autorização ao INAC para ter voos regulares para o Brasil, mas em “esclarecimento” divulgado nessa altura a companhia disse ser apenas “uma situação habitual no sector da aviação” com o objectivo de “procurar garantir licenças de exploração para rotas cuja operação se coaduna com a frota e rede de distribuição da SATA”.

“Neste momento, não há qualquer operação programada da SATA com vista à realização de voos regulares para o Brasil”, dizia ainda a companhia a 15 de Fevereiro, mas a 25 de Abril já era possível ver, numa website de divulgação de fotos do Turismo da Bahia, uma imagem com a legenda “reunião com representantes da companhia aérea SATA”, na qual participaram, pelo lado brasileiro, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e a directora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.

Que a SATA Internacional tencionava mesmo lançar-se em voos regulares para o Brasil, e designadamente para Salvador, foi confirmado ao PressTUR em meados de Maio, pelo próprio secretário de Turismo da Bahia, que na época disse que o início da rota estava previsto para 28 de Junho e avançou que a Bahia se tinha comprometido com “todo o apoio institucional”, nomeadamente na obtenção das autorizações do lado brasileiro.

Já este mês, o Turismo da Bahia divulgou um comunicado a anunciar que a autoridade aeronáutica brasileira (ANAC) tinha dado “luz verde” para a nova rota da SATA Internacional e avançando que o seu começo será a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo (clique para ler: Brasil autoriza voo da SATA Lisboa-Salvador. Nova rota começa a 27 de Setembro), informação que foi confirmada ao PressTUR pelo porta-voz da companhia açoriana.

“Será efectuada uma ligação semanal, sendo a partida de Lisboa à 5ª feira e a saída da Bahia à 6ª feira”, disse José Gamboa, quem quanto às razões que levam a companhia a iniciar esta rota em concorrência com a TAP, que tem voo diário directo, comentou que “tem como principal objectivo a entrada no mercado brasileiro, mercado este com grande potencial e que continua a registar taxas de crescimento muito interessantes”.

“Além disto, a SATA Internacional reforça também a sua vocação atlântica, acrescentando mais uma rota ao conjunto de rotas já operadas entre o continente, os Açores a América do Norte”, acrescentou (clique para ler: SATA confirma rota Lisboa-Salvador para entrar no apetecido mercado brasileiro).

Entretanto, de acordo com a imprensa brasileira, há uma semana, no dia 12 de Julho, Rui Quadros e Pedro Bollinger, por parte da SATA, “oficializaram" o início da rota a 27 de Setembro junto do secretário de Turismo da Bahia, que comentou: “A empresa acreditou, tivemos negociações intensas com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e conseguimos esse voo, que deve trazer mil passageiros para a Bahia a cada mês. Portanto, essa é uma operação muito importante para a nossa cidade e também para a nossa economia”.

A intervenção da Secretaria de Turismo da Bahia foi também destacada pelos directores da SATA, que deixaram a indicação, segundo o “Mercado&Eventos”, que o voo será realizado em A310 de 222 lugares, 18 dos quais em executiva.

A notícia também assinala que se manifestaram agradados com a nova rota o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, e o presidente do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, Pedro Costa.

A notícia refere-se ao lançamento do voo que ocorreu em Salvador, dizendo que “executivos do segmento hoteleiro de Salvador também estiveram presentes no lançamento do voo da SATA”, e que o presidente da ABIH [associação da hotelaria] Secção Bahia, José Manuel Garrido, “disse que o voo será importante para o sector, o que foi ratificado pela executiva de contas da Rede Catussaba, Olivia Bertolini”.

A notícia acrescentava que actualmente a TAP tem voo diário “transportando 7,9 mil passageiros/mês”, quando na realidade são cerca de 11 mil, como o mostra o balanço de tráfego do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, o qual indica que nos primeiros seis meses deste ano foram 66.456 (embarques e desembarques), em queda de 3,4% relativamente ao período homólogo de 2011.

O comunicado da SATA divulgado hoje confirma que a aposta da companhia é, principalmente, no transporte de brasileiros para Portugal, primeiro ao afirmar que “a SATA aposta assim no Brasil que, com a sua economia emergente e pujante no contexto mundial, se destaca pelo grande potencial do seu mercado que regista taxas de crescimento significativas e interessantes para o negócio da aviação comercial em geral e, muito particularmente, para a estratégia de crescimento da SATA”, reforçando, de seguida:

“Com o objectivo de entrar no mercado brasileiro e captar o crescente fluxo de viagens dos brasileiros que visitam a Europa, a SATA desenvolverá, neste contexto específico, uma estratégia agressiva no domínio da oferta de bons horários que se conjugarão com as possibilidades existentes para ligações a outros destinos europeus a partir de Lisboa”.
Segundo o site da ANA, a SATA tem actualmente em Lisboa apenas quatro rotas directas, duas para os Açores, Ponta Delgada e Santa Maria, e duas para o continente americano, para Boston e para Toronto, pelo que ligações com outros destinos europeus só se for em voo da TAP, com a qual tem code-share.

No site da SATA, por sua vez, está indicada uma única rota de Lisboa para destinos europeus, Gran Canária. As restantes são destinos dos Açores, Madeira, Estados Unidos e Canadá.

A companhia não deixa no entanto de afirmar também que a sua nova rota surge “depois de já ter explorado o mercado do Brasil através de uma operação no formato de voos charter” e apresentá-la como “mais um contributo que se afirmará no sentido de fomentar os fluxos turísticos entre o Nordeste do Brasil e Portugal”.