Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 27 de Setembro de 2024

O voo atrasou ou foi cancelado? Sabe que pode pedir uma indemnização?

12/02/2014

Os números são da AirHelp, uma startup criada com o intuito de facilitar a reclamação e o pagamento de indemnizações pelos respetivos lesados. De acordo com o tráfego nos aeroportos portugueses em 2013, as companhias aéreas teriam de devolver um total de 300 milhões de euros, se todos os passageiros afetados reclamassem o atraso ou cancelamento do voo.

De acordo com as normas europeias, voos com um atraso superior a 3 horas e situações de cancelamento ou overbooking devem ter uma compensação financeira que pode chegar até 600 euros por passageiro. Mas a esmagadora maioria dos viajantes não chega a reclamar o dinheiro.

“Estatisticamente, 2% dos voos levam a situações aptas a compensação e, segundo a nossa experiência, temos verificado que a compensação média paga pelas companhias é de 450 euros” explica Maria Tavares, representante da AirHelp  em Portugal. “O problema é que existe uma grande falta de informação sobre as situações em que os passageiros estão aptos a receber compensações e quando estas lhes são dadas a conhecer, a maioria vê o moroso processo de reclamação como um entrave, desistindo ainda na fase inicial”.

É neste ponto que entra o serviço da empresa em que estão envolvidos jovens de várias nacionalidades.

Na verdade, reclamar não é complicado. Tudo aquilo que o passageiro tem de fazer é preencher um formulario online com os detalhes do voo. A equipa da AirHelp entra de seguida em contacto com a companhia para reclamar a compensação e encarrega-se de todo o processo, até aos tribunais, se for necessário.