Sochi 2014: EUA proíbem líquido na bagagem de mão em voos para Rússia
A Agência americana de Segurança do Transporte (TSA) proibiu temporariamente que os passageiros levem líquidos, géis, ou aerossóis na mala de mão em voos para a Rússia, país que sedia os Jogos Olímpicos de Inverno a partir desta sexta, afirmou o governo dos EUA nesta quinta.
A determinação foi divulgada um dia depois de os Estados Unidos terem advertido as companhias aéreas sobre a possibilidade de extremistas introduzirem materiais explosivos em tubos de pasta de dente em voos para a Rússia.
Normas estritas para o transporte de líquidos e pasta de dente na bagagem de mão estão em vigor nos Estados Unidos desde os atentados do 11 de Setembro e posteriores tentativas frustradas de ataque em aviões. Até agora, porém, era permitido entrar com uma quantidade mínima nas aeronaves.
Os líquidos e géis poderão ser levados na bagagem despachada. Medicamentos com prescrição médica serão permitidos a bordo. "Como sempre, nossa postura em relação à segurança, que inclui sempre uma série de medidas, tanto visíveis quanto não, continuará respondendo e se adaptando adequadamente para proteger os americanos de ameaças que evoluem constantemente", afirmou um funcionário do Departamento de Segurança Interna.
"Essas medidas incluem coleta de Inteligência e sua análise, utilização de tecnologia de ponta, inspeções aleatórias com cães nos aeroportos (...), restrição temporária de certos objetos e medidas, tanto visíveis, quanto invisíveis para as pessoas", acrescentou.
A Delta Airlines informou em sua página na Internet que os passageiros que viajarem entre os dois países deverão fazer o check-in diretamente no aeroporto com um funcionário da companhia, e não pelo "site". O chefe do Comitê de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Mike McCaul, disse nesta quinta que os americanos não estão especificamente ameaçados.