Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 27 de Setembro de 2024

Como a Localiza vai pegar uma carona na Copa do Mundo

07/02/2014

Quando o assunto é a Copa do Mundo programada para junho e julho no Brasil, há números para todos os gostos. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), por exemplo, estima que os turistas atraídos pelo torneio gastarão R$ 25,2 bilhões. Só após o último jogo é que se saberá se as previsões foram corretas, mas as empresas não pretendem perder oportunidades de negócios. A Localiza, maior locadora de veículos do País, é uma delas.

 
Com agências em todas as 12 cidades-sedes, a empresa torce para que a Embratur esteja certa, ao prever que 3,6 milhões de turistas vão se movimentar pelo Brasil durante os jogos. Destes, 3 milhões serão brasileiros. Os 600 mil restantes virão do Exterior. No caso dos estrangeiros, uma pesquisa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que 83% pretendem estender sua estadia no País e visitar outros lugares, além dos estádios de futebol. Dezoito por cento deles querem visitar, pelo menos, duas cidades. Os mais animados (16%) desejam conhecer seis ou mais destinos.
Para a Localiza, o impacto da Copa deve ser, pelo menos, equivalente a um mês de janeiro – quando as férias escolares movimentam o turismo de lazer e a demanda por locação de veículos cresce. Na média, as empresas respondem por 80% do aluguel de veículos da Localiza por ano, utilizados por seus funcionários em viagens a negócios, e as pessoas físicas, por 20%. “Mas em meses de férias, a fatia dos turistas sobe para 30% ou mais”, diz Roberto Mendes, diretor financeiro e de relações com investidores.
 
Jogo cadenciado
 
Apesar das projeções favoráveis, a empresa vai entrar em campo com uma estratégia cautelosa e cadenciar seu jogo para atender ao aumento da demanda no período da Copa. A primeira decisão é que não haverá compra de veículos especificamente para suprir os torcedores. O motivo é simples: embora grande, trata-se de uma demanda com data para acabar. “Na África do Sul, as locadoras tiveram que vender os carros após a Copa”, afirma Mendes, referendo-se ao torneio realizado naquele país em 2010.
 
A companhia encerrou 2013 com uma frota para locação operacional de 59.094 carros – a conta já exclui os que foram comprados, mas ainda não entregues, e os aposentados, mas ainda não vendidos. Para reforçar a frota e não deixar potenciais clientes a pé, a Localiza vai adotar duas medidas. A primeira é antecipar, para o primeiro semestre, parte das compras de veículos já programadas para 2014. As aquisições integram o plano de renovação anual da frota e seriam realizadas de qualquer modo. Basta ajustar o calendário. No ano passado, por exemplo, a companhia adquiriu 69.744 automóveis, vendeu 62.641 seminovos e apresentou um aumento líquido de frota de 7.103 carros.
 
Segundo Mendes, ainda não está decidido quantos carros serão comprados até a Copa, porque as reservas dos clientes não começaram a ser feitas. Os clientes, por sua vez, estão esperando o sorteio de seus ingressos. De qualquer modo, a Localiza deve começar as compras neste mês, mas só vai intensificá-las a partir de março.
 
Sem pendurar as chuteiras
 
Outra medida para reforçar a oferta de veículos durante os jogos será adiar a aposentadoria de parte dos carros. No ano passado, a idade média dos carros para locação foi de 7,2 meses. No quarto trimestre, porém, esse indicador foi menor: 6,9 meses. Isso significa que a empresa começa o ano com veículos mais novos e, portanto, fôlego para fazê-los rodar por mais tempo.
 
Pela velha lei da oferta e da demanda, épocas de mercado aquecido são propícias para aumento de preços. Mendes, porém, afirma que a Localiza não vai reajustar suas tarifas. O que deve acontecer, segundo o executivo, é a redução dos descontos. “Ninguém faz liquidação de ovos de Páscoa durante a Páscoa”, afirma, para ilustrar o princípio que guiará a companhia na Copa.
 
A maior porta de entrada dos turistas nas cidades-sedes será o aeroporto. Em meados de janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou o plano de operação nos jogos. As companhias aéreas foram autorizadas a criar 1.973 voos para o período. No total, 80 mil voos serão alterados ou incluídos. Somente para a abertura da Copa, serão oferecidos 20.004 assentos em voos para São Paulo. Para a final, as companhias ofertarão 25.000 lugares para o Rio de Janeiro.
 
Com tamanho contingente de turistas desembarcando, a Localiza não vai apenas reforçar a frota, mas também a equipe de atendimento. “Muitos atendentes já são bilíngues, mas vamos reforçar o time”, diz Mendes. Como a Localiza mantém 63 agências em oito países sul-americanos, o evento também servirá divulgar a companhia na região. A rota mais movimentada durante a Copa, por exemplo, será a que liga o Galeão, no Rio, ao aeroporto argentino de Ezeiza, na região metropolitana de Buenos Aires. “O evento vai reforçar nossa imagem na América do Sul”, afirma Mendes. Não se sabe se a seleção brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, vai impressionar os torcedores, mas a Localiza, pelo menos, quer manter a bola nos seus pés e não dar espaço para os rivais.