Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Curitiba ganha voo direto para Buenos Aires

05/02/2014

Foi lançada oficialmente nesta terça-feira (4) a rota Curitiba-Buenos Aires, sem escalas. Oferecido pela companhia aérea Aerolíneas Argentinas, o voo estará disponível apenas para operadores de viagens e entidades relacionadas ao turismo. A operação internacional tem início em 1º de março com cinco voos semanais e preços promocionais.

Buenos Aires é o terceiro destino internacional conquistado para Curitiba em menos de um ano. Em 2013, as companhias aéreas American Airlines e Buquebus iniciaram suas atividades no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com os destinos Miami (Estados Unidos) e Montevideu (Uruguai) respectivamente. “É um privilégio para Curitiba contar com voos da Aerolíneas Argentinas e estreitar relações com o país vizinho. A nossa cidade passa por um momento importante e esperamos recepcionar em breve muitos visitantes”, comentou o presidente do Ctur, Paulo Colnaghi.

Voar para Curitiba era um desejo antigo da companhia argentina, segundo o diretor geral da Aerolíneas Argentinas para o Brasil, Ariel Rodriguez.  “Fico feliz por termos conquistado mais esse destino. Agradeço o apoio dado pela ABAV e pelo Instituto Municipal de Turismo por abrir as portas de Curitiba para nós”, afirmou.

O novo destino da Aerolíneas Argentinas com cinco voos semanais (exceto terças e quartas-feiras) partirá de Buenos Aires com destino a Curitiba as 12h05, com chegada prevista para as 14h15 horas. Da capital paranaense para a Argentina, o embarque vai acontecer as 15 horas no Aeroporto Internacional Afonso Pena com chegada prevista para as 17h35. Na Argentina, o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, localizado mais próximo ao centro de Buenos Aires do que o Aeroporto Ezeiza.

Atualmente a companhia aérea argentina opera para seis destinos no Brasil - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis (ocasionalmente) - e voos internacionais para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Rodriguez destacou a modernização da frota como um dos diferenciais da Aerolineas Argentinas. A rota Curitiba-Buenos Aires será executada por aeronaves modelo Embraer E 190, com 96 lugares, sendo 88 da classe econômica e 8 da classe club economy.

A Argentina é o maior grupo de estrangeiros que visita Curitiba, conforme dados do Ctur. Em 2012, cerca de 20 mil argentinos estiveram na cidade a lazer ou negócios. Além da Aerolineas Argentinas, a Gol Linhas Aéreas realiza voo direto para Buenos Aires.