Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Aeroporto holandês implanta ferramenta “do futuro”

05/02/2014

Uma organização que reúne 80 companhias aéreas e equipes de terra do Aeroporto Schiphol deAmsterdã escolheu a Sita, empresa que trabalha com soluções de TI para o transporte aéreo, como provedora de TI por mais cinco anos.

Schiphol Cute Local User Board (Club), que representa os usuários de tecnologias de uso comum do aeroporto, assinou um contrato para a implementação da Airport Connect Open, plataforma virtual de processamento de passageiros da Sita.

Com a experiência da Sita em comunicação de campos próximos (Near Field Communications - NFC), oSchiphol também se torna o primeiro aeroporto da Europa “à prova do futuro” e seus passageiros serão processados a partir da conexão com a tecnologia NFC.

Ao usar smartphones habilitados para NFC, os passageiros poderão passar rapidamente por um portão de embarque especial no aeroporto com um simples toque no seu telefone. O portão lerá automaticamente os cartões de embarque, mesmo que os telefones dos passageiros estejam desligados ou sem bateria. Este mesmo equipamento NFC também lerá o tradicional cartão de embarque de duas dimensões utilizado atualmente.

PALAVRA DO PRESIDENTE
O presidente do Conselho do Schiphol Cute Local User Board, Jan Bruns, comemora os 25 anos de parceria. “Durante esse tempo, trabalhamos juntos em muitas inovações para melhorar a experiência do passageiro, como a tecnologia de uso comum, as soluções de autoatendimento e agora o NFC.”

“Como os telefones mais inteligentes irão integrar a tecnologia NFC, mais companhias aéreas começarão a pedir por essa solução. É por isso já equipamos um dos portões do aeroporto com o NFC e também o conectamos a nossa plataforma de processamento de passageiros de uso comum — e estamos convidando as companhias aéreas a testar o sistema”, afirma o executivo.

O contrato de renovação do Airport Connect Open do Schiphol Club abrange a implementação de cerca de 700 posições nos balcões de check-in para transferências e reivindicações e 90 quiosques de autoatendimento de uso comum, que os passageiros podem usar para fazer o check-in.