Anac notifica companhias aéreas após atrasos por mau tempo
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) enviou uma notificação às companhias aéreas para que estas informem que tipo de assistência foi prestada aos passageiros que tiveram seus voos atrasados ou cancelados por mau tempo, na sexta-feira (24) e sábado (25), nos aeroportos de São Paulo.
De acordo com nota da Anac, fiscais estão monitorando a situação ao longo desses dois dias para saber se as empresas estão cumprindo a Resolução nº. 141/2010, que determina as previdências que elas devem tomar nesses casos, como acesso à comunicação e fornecimento de alimentação e hospedagem, de acordo com a situação. Caso a assistência oferecida não cumpra as determinações legais, as companhias aéreas podem receber multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil.
A agência também se manifestou sobre o caso do voo Gol 1371, ocorrido na sexta, no aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Irritados com o atraso, passageiros abriram uma das portas de emergência do avião e sairam pela asa.
“A ANAC informa que irá apurar o caso junto à companhia aérea. Será verificado se os procedimentos de segurança foram informados corretamente pela tripulação aos passageiros a fim de evitar condutas que ferissem as normas de segurança de voo”, diz a nota oficial da agência, que lembra ainda que condutas inadequadas devem ser denunciadas imediatamente à Polícia Federal pelo comandante da aeronave.