Sexta, 27 de Setembro de 2024

Avião da delegação síria é retido em Atenas, diz agência

21/01/2014

O avião que transporta a delegação oficial síria para Montreux (Suíça), onde acontecerá a conferência de paz sobre a Síria, estava retido há mais de três horas em Atenas nesta terça-feira (21), afirmou uma fonte oficial, indicando que as autoridades gregas "se recusam a fornecer combustível" para o avião.

A fonte explicou que "a aeronave continua na pista de decolagem do aeroporto", contrariamente às declarações do Ministério grego das Relações Exteriores.

A fonte também considerou que este incidente "afetará a reunião da qual a delegação síria deveria participar em Montreux antes da abertura da conferência".

Já uma porta-voz da aviação civil que a aeronave está na pista do aeroporto há quatro horas.

"Há um problema de combustível que deve ser resolvido em breve e o avião deverá decolar", assegurou.

A conferência de paz Genebra 2 vai reunir a partir desta quarta-feira (22) delegações de diversos países envolvidos na crise síria para tentar encontrar uma solução negociada para o fim do conflito. Estados Unidos e Rússia são os principais mediadores.

Cerca de 130 mil pessoas foram mortas e um quarto dos sírios tiveram de deixar suas casas na guerra civil do país, que começou com protestos pacíficos contra os 40 anos de governo da família Assad e descambou para um conflito sectário, com os lados opostos do conflito armados e financiados por Estados árabes sunitas e pelo xiita Irã.