Quinta, 26 de Setembro de 2024

Reunião para discutir vôos é necessária

16/01/2014

A suspensão de vôos para outros estados no aeroporto de Rondonópolis gerou preocupação na sociedade local. A única saída neste momento de grande incerteza seria a realização de uma reunião envolvendo a Prefeitura, representantes da Azul Linhas Aéreas e da sociedade organizada.
Com a extinção dos vôos para os estados do Paraná e de São Paulo, a Azul retrocede e passa a oferecer somente a rota para Cuiabá. A mudança na cidade ocorre a partir do próximo mês.
Para reverter esse quadro, é necessário que haja cobranças por parte da sociedade organizada, forçando um maior empenho do poder público, principalmente do prefeito Percival Muniz e dos representantes locais da classe política.
O entendimento é de que se faz necessário evitar que a empresa concretize o anunciado corte de vôos para fora de Mato Grosso e ainda envidar esforços para que se busque outras companhias para operar no município. Uma mesa redonda precisa ser promovida entre todas as partes interessadas para entender o real motivo da suspensão desses vôos e debater o assunto.
Além do setor empresarial que demonstrou indignação com a decisão, alguns vereadores também se manifestaram. Para o vereador Fábio Cardoso (PPS), que já exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico no Município, este é o momento de haver uma grande mobilização, como em 2000, conforme recordou, quando vários setores se envolveram em uma reunião com algumas companhias.
“Na época reunimos um grande grupo, com quase 30 pessoas, com representantes parlamentares, empresariais, governo do Estado [...] e nos encontramos com responsáveis por três companhias, Tam, Trip e Gol, onde apresentamos a cidade e que aqui havia uma demanda”, lembrou. Na época somente a Trip apresentou interesse. Para o parlamentar, outra movimentação desse porte deve ser organizada e que também deve ser pensado algo para oferecer incentivos e atrair empresas. “Uma parceria com o Governo do Estado, por exemplo, que poderia conceder um desconto no ICMS sobre o combustível para aeronaves”, disse.
O vereador Thiago Muniz (PPS), também conversou com o Jornal A TRIBUNA e afirmou que já tem havido um esforço por parte dos vereadores em ajudar na busca por novas companhias aéreas para operar na cidade. Ele contou, inclusive, que na semana passada esteve trocando e-mails com o presidente da Gol, onde colocou a potencialidade da cidade. “Rondonópolis está vivendo um momento de transição, com a chegada de grandes empreendimentos, como o Assaí e o terminal da ALL. É uma cidade com amplo potencial e nós devemos expor isso a essas empresas. Em contrapartida, é claro, nosso município deve dar condições para que operem [eles]”, ressaltou.
Ex-secretário de Transporte e Trânsito, o vereador Rodrigo da Zaeli lembrou que é preciso ter paciência diante dessa situação de suspensão, pois as questões relacionadas ao aeroporto costumam ser burocráticas. O parlamentar sustentou que é preciso encarar esse problema de frente e buscar soluções. “A cidade já possui uma demanda e precisa desses serviços. Neste momento é importante unirmos forças e encarar o problema, buscando formas de trazer outras operadoras”, disse.