Anac confirma pedido da Azul para novo voo de Uberaba a Pampulha
Embora o deputado estadual Tony Carlos confirme que, a partir do dia 10 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras restabelecerá os voos entre Uberaba e Belo Horizonte, via aeroporto da Pampulha, a empresa reafirma que a informação não procede. No entanto, segundo a Agência Nacional Aviação Civil (Anac), existe um pedido de voo da Azul para este trecho em análise pelo órgão.
De acordo com a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, “a informação que retomaremos os voos entre Uberaba e Pampulha não procede. Este voo foi suspenso desde setembro e não há previsão de que a companhia volte a operar esta rota. Como alternativa, os clientes podem contar com o voo semanal entre Uberaba e Confins”, afirma nota.
Porém, conforme informações oficiais da Anac, enviadas pela assessoria de comunicação, o pedido de voo direto da Azul de Uberaba para o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, foi feito em 3 de janeiro de 2014 (data solicitação), e a agência tem até o dia 6 de fevereiro para análise do pedido de voo (data vigência). O voo em análise, de número 2995, seria feito diariamente, exceto aos sábados, com o modelo de avião AT45, que tem capacidade para 48 pessoas. O horário de partida em estudo, e ainda não aprovado, seria às 19h15 e de chegada, às 20h35.
Em novembro de 2013, a empresa foi questionada pela reportagem doJornal da Manhã sobre a possibilidade de aumentar a frequência de voos diretos entre Uberaba e Belo Horizonte, através dos aeroportos de Confins e Pampulha, já que todos têm saído lotados da cidade com destino à capital mineira. Na época, a Azul informou que realiza estudos diários para ampliar suas rotas e aumentar frequências de voos em diversas cidades brasileiras, entre elas Uberaba. Na oportunidade, lembrou que recentemente a companhia havia implantado uma nova frequência de voo noturno ligando Uberaba a Belo Horizonte, pelo aeroporto de Confins, onde também é possível fazer conexão com mais de 28 destinos, e reafirmou que, além desse novo voo, não havia previsão de inclusão de nenhuma nova frequência em Uberaba.
Vale lembrar que a empresa informou em agosto do ano passado que, por conta de ajustes em sua malha aérea, deixaria de operar voos diretos entre os aeroportos de Uberaba e Pampulha a partir de 4 de setembro. A companhia pediu Hotran (horário de transporte) à Anac para operar voos entre Uberaba e Belo Horizonte, por meio do aeroporto de Confins, a partir de 4 de outubro. Em razão disso, permanece operante apenas a ligação entre Uberaba e Pampulha por meio de conexão no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Dependendo do horário, a passagem promocional pode custar de R$199,90 a R$439,90.