Quinta, 26 de Setembro de 2024

Prédios ameaçam segurança de voos em Campina Grande, diz Anac

08/01/2014

Cinco prédios em construção de Campina Grande estão dentro do limite de segurança para o funcionamento do aeroporto da cidade, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Eles estão localizados no bairro da Prata, Mirante e Bela Vista e já tiveram suas obras paralisadas. Diante da decisão da Anac, a preifeitura já considera solicitar a mudança de endereço do aeroporto para que não haja interrupção nas operações da aviação civil na cidade.

De acordo com a resolução nacional que regula a aviação civil no país, a distância dos edifícios para a pista de decolagem deve ser de 40km, o que formaria um raio de segurança. Em Campina Grande, segundo a prefeitura, essa distância representaria o avanço para o território de outros municípios.

O prefeito argumentou que nos aeroportos de São Paulo e Pernambuco, por exemplo, existem vários prédios dentro destes limites e o funcionamento dos aeroportos é normal. Quem regula o funcionamento do aeroporto de Campina Grande é o Comando Aéreo Regional (Comar) no nordeste, sediado em Recife.

O procurador geral do município, José Mariz, disse que enviou documentação ao Comar solicitando uma reunião para que a prefeitura saiba de fato qual o intinerário dos voos que pousam e decolam em Campina Grande. A intenção é que este raio de segurança seja ajustado. O Comar, no entanto, informou que ainda não recebeu este documento e aguarda o contato oficial da prefeitura.