Aéreas pedem 41,6% mais assentos para ofertar em Viracopos na Copa
As companhias aéreas solicitaram 41,6% mais assentos, em relação à atual oferta, para comercializar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de 6 de junho a 20 de julho, período da Copa do Mundo no país. Segundo a Agência Nacional de Aviação de Civil (Anac), o balanço é preliminar e as aprovações serão divulgadas no dia 15 de janeiro.
De acordo com o levantamento da agência, foram requisitados pelas empresas 1.523 novos voos regulares em todo o país. Os terminais com o maior número de pedidos em relação à atual oferta são Cuiabá (48%), Campinas (41,6%), Guarulhos (36,5%), Natal (27,5%), Fortaleza (17,8%), Salvador (14%), Recife (13%) e Galeão (13%).
A rota mais solicitada para novos voos foi de Brasília para Guarulhos, seguida por Rio de Janeiro para Buenos Aires, Rio de Janeiro para Campinas, Fortaleza para Guarulhos e Salvador para Guarulhos. Não há informação sobre o número de assentos ofertados em Viracopos atualmente, mas terminal aéreo de Campinas faz uma média de 400 operações por dia.
Segundo a Anac, as companhias aéreas enviaram de 6 a 20 de dezembro as solicitações de alterações e novos voos para o período da Copa Mundo. Os pedidos estão em fase de análise e serão autorizados com base na capacidade de pista e pátio de cada aeroporto.
Preço de passagens
Em relação ao preço das passagens durante a Copa do Mundo, a agência disse que os valores praticados na Copa deverão ser semelhantes aos de alta temporada. A informação é que a Anac tem feito o monitoramento prévio dos preços e, se detectar aumento abusivo, encaminhará as informações aos órgãos competentes para providências.
Até o início de dezembro, apenas 1% dos assentos para o período da Copa do Mundo tinham sido vendidos. Segundo a Anac, as empresas aguardavam o sorteio das chaves para definição dos jogos da primeira fase e solicitação de alteração da malha.
Preparação
A assessoria da concessionária responsável por administrar Viracopos disse que foi criado um programa de preparação para a Copa do Mundo e que são estudados esquemas para receber autoridades, sistemas de segurança, movimentação de aeronaves, comunicação e marketing, transporte e logística e infraestrutura, entre outros itens.
Ainda segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, no período da Copa do Mundo o novo terminal de passageiros estará em funcionamento e estarão disponíveis 72 posições para aeronaves. A previsão é que a estrutura seja inaugurada em maio deste ano.
Campinas na Copa
A cidade de Campinas vai ser sede para duas seleções durante a Copa do Mundo, Portugal e Nigéria. O time português usará a estrutura da Ponte Preta e a seleção africana as instalações do Guarani. Além dos dois times, a Costa do Marfim escolheu o município de Águas de Lindóia para passar o período do mundial.