Quinta, 26 de Setembro de 2024

Comprado por R$ 175 mil, Boeing da Vasp é retirado do Aeroporto JK

20/12/2013
Um dos últimos aviões da Vasp, empresa que faliu em 2008, foi retirado do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na madrugada desta sexta-feira (20). O boeing 737-200, que foi arrematado em leilão por R$ 175 mil, em setembro, está sendo levado para o interior do Paraná.

Para desmontar, transportar e restaurar a aeronave, uma das três da antiga Vasp ainda estacionadas no Aeroporto JK, o novo dono vai gastar mais R$ 600 mil. O Boeing segue viagem aos pedaços, por terra. Foram necessárias seis carretas para carregar todo o avião por 700 quilômetros.

“Ele [homem que comprou] ama aviação, adora aviação. Sempre quis ter uma aeronave desse porte para colocar em algum lugar ou até para voar nela. Então, ele adquiriu essa e está adquirindo outras aeronaves para colocar e fazer uma espécie de museu da aviação na terra em que ele nasceu”, fala o coordenador da operação de retirada, Fabrício Zeni.

A carcaça, enferrujada por fora, mas intacta por dentro, guarda muitas histórias. A cabine do avião parece pronta para a próxima viagem. No banheiro havia até papel higiênico.

A aeronave de 107 lugares viajou pela última vez em 2006, em um voo de Fortaleza para Brasília, com escala em Salvador. Dentro dela, nos bancos, foram encontradas duas certidões de nascimento de duas meninas, que hoje já têm mais de 10 anos.

“Era, provavelmente, de uma família que foi em férias. Tem até desenhos feitos pelas crianças. Estão em uma pastinha, para gente tentar localizar essa pessoa e devolver para ela. Há algo emocional, que volta a memória do tempo em que a Vasp era uma grande empresa de aviação”, diz Zeni.