Quinta, 26 de Setembro de 2024

Aéreas brasileiras superam americanas em pontualidade

20/12/2013
De acordo com levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o índice de pontualidade das companhias aéreas brasileiras chegou a 85% entre janeiro e outubro deste ano. O resultado coloca as empresas brasileiras à frente das aéreas dos Estados Unidos, que no mesmo período registraram índice de 79% de pontualidade. A pesquisa foi realizada com base nos registros da Anac e do DOT, Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

O resultado revela melhora se comparado aos dados de 2012, quando o índice brasileiro ficou em 79% e o índice norte-americano, considerado um dos melhores do mundo segundo os padrões internacionais, foi de 82%. O índice de pontualidade pesquisado considerou a faixa de 15 minutos de tolerância.

Segundo a Abear, a melhora deste índice é resultado da otimização das operações, principalmente das realizadas em solo. “O mercado brasileiro triplicou o volume nos últimos dez anos. Realizamos hoje mais de 100 milhões de embarques por ano, mas com a mesma infraestrutura que tínhamos naquela época”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Entre os fatores que mais comprometem a pontualidade dos voos, as condições meteorológicas estão entre os principais influenciadores. Em 2012, 15% dos voos atrasados foram motivados por fatores climáticos, enquanto neste ano, o índice subiu para 21%.