Quarta, 25 de Setembro de 2024

Ajuda de empresas antecipa projeto da macrozona na área de Viracopos

18/12/2013
A conclusão do projeto da Macrozona 7, que terá as novas normas de urbanização no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será antecipada para junho de 2014, graças à ajuda da iniciativa privada. O contrato com as duas empresas que vão auxiliar nas definições das diretrizes urbanísticas e no estudo de negócios do entorno do local foi assinado na manhã desta sexta-feira (13).

De acordo com a Prefeitura, se a concessionária que administra Viracopos não tivesse contratado as duas empresas, a administração municipal teria de abrir licitação para outra empresa com conhecimentos técnicos continuar os estudos da Macrozona 7, mas isso demoraria pelo menos mais seis meses. Dessa forma, o prazo para a conclusão do projeto seria no final de 2014.

A Aeroportos Brasil vai pagar os estudos, mas os valores não foram informados. Há expectativa sobre as definições urbanísticas, que vai nortear a reestruturação dos bairros na região, pois é a partir disso que ficará definido quantos moradores do entorno do terminal aéreo serão afetados com as novas regras. Na gestão anterior, era prevista a remoção de sete mil famílias do entorno de Viracopos, mas a atual administração não confirma o número. O projeto da Macrozona 7 será enviado à Camara dos Vereadores para aprovação.

"O aeroporto em toda a sua existência vai precisar de 50 mil pessoas. Então não nos interessa que nenhuma família fique desolajada. A nossa intenção é que ocorra uma ocupação organizada, para que as pessoas que trabalhem no aeroporto também morem nas proximidades. Temos que conviver bem com nossos vizinhos", afirmou o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.

Duas empresas

Segundo a Prefeitura, a empresa Piratininga Arquitetos Associados fará o levantamento urbanístico no entorno do terminal, já a Urbansystems ficará com estudos de todo o potencial de negócios e comercial de dentro do sítio aeroportuário. Serão feitos estudos econômicos para para saber qual tipo de negócio será instalado na área interna de Viracopos. De acordo com Küster, esses estudos se somam a outros dois levantamentos feitos pela concessionária que são os de curva de ruído e segurança do aeroporto.

As macrozonas são uma subdivisão do plano diretor do município, ou seja, uma série de definições de políticas sobre meio-ambiente, habitação, território e economia específicos para regiões da cidade. Em setembro de 2012, a Macrozona 5, que prevê normas para a urbanização nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande, foi aprovada na Câmara.