Quarta, 25 de Setembro de 2024

Aeroportos substituem lâmpadas de pistas de manobra

12/12/2013

A Infraero está substituindo as lâmpadas de balizamento das pistas de manobras de aeronaves por lâmpadas de LED em aeroportos administrados pela empresa. Ao todo serão instaladas mais de 2,6 mil lâmpadas em um investimento de aproximadamente R$ 2,76 milhões.

Para adotar as luminárias de LED, a Infraero realizou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. O trabalho apontou resultados de redução de intervenções de manutenção, maior disponibilidade do sistema e economia de energia da ordem de 50%, em relação às luminárias convencionais. Outro resultado positivo é a melhor visualização das pistas pelos aviadores que utilizam os aeroportos.

“Com este material, a necessidade de aquisição de peças de reposição e de serviços é menor e somando as demais vantagens citadas, a implantação representará uma economia de R$ 110 mil por ano”, afirma o superintendente de Manutenção da Infraero, Anderson Goddard. Segundo ele, outros 31aeroportos devem receber nova iluminação nas pistas de manobra durante o próximo ano.

Nos aeroportos de Goiânia, Vitória e Galeão (RJ), as lâmpadas já foram substituídas. Já nos aeroportosde Belém, São Luis e Macapá, a substituição está prevista para a segunda quinzena de dezembro.