Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 16 de Janeiro de 2025

Aeroporto das Agulhas Negras na retomada de voos comerciais

11/12/2013
A prefeitura está trabalhando para a retomada dos voos comerciais no aeroporto Agulhas Negras, localizado no bairro Campo de Aviação. A exploração dos serviços no município será feita pela Brava Linhas Aéreas, que já tem autorização para realizar voos da região Sul do país para São Paulo (Congonhas). A empresa pretende implantar uma nova linha, a São Paulo x Resende x Rio de Janeiro.
 
O secretário de Indústria Tecnologia e Serviços,  Edgar Moreira, disse ontem que a Prefeitura vem trabalhando para a retomada dos voos. “Estamos aguardando que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) libere a aerovia de aproximação do aeroporto, evitando problemas na área resendense, atualmente reservado a aeronaves da Base Aérea de Santa Cruz e a voos experimentais da Embraer. Também está sendo aguardado que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) libere as operações de pousos e decolagens no aeroporto Agulhas Negras para reiniciamos a operação. A expectativa é de que em até 60 dias o transporte comercial de passageiros no aeroporto seja retomado”, disse o secretário, que esteve em Guarulhos, na capital paulista, para tratar da adequação do horário de pousos e decolagens.
 
“No início da semana estivemos conversando com a GRU Airport - concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional Guarulhos/São Paulo Governador André Franco Montoro; para definir os horários de pousos e decolagens do avião da Brava. A ideia é de que o avião pouse às 7h25min em Guarulhos e decole de lá às 7h45min. Estes horários deverão ser confirmados nos próximos dias”, acrescentou o secretário.
 
Moreira informou ainda que a Brava Linhas Aéreas irá operar com uma aeronave Brasilia EMB 120. “É um avião bimotor pressurizado da Embraer com capacidade para 30 passageiros. A intenção da empresa é operar voos no período da manhã e da tarde. A aeronave sairia no início da manhã de Porto Alegre, passando por Santa Maria e Lajes, chegando até Congonhas e indo para Resende, onde seguiria para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e retornaria novamente para o município. À tarde, o voo faria o caminho inverso para Congonhas”, informou o secretário, acrescentando que a empresa estaria investindo US$ 4 milhões para iniciar a operação de novos voos no aeroporto Agulhas Negras. “A Brava está em fase de ampliação de seus negócios em todo o país. E está acreditando no potencial de operação em Resende que teve um desenvolvimento considerável nos últimos quatros anos”, comentou.
 
Ministro deverá anunciar mais investimentos
 
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, deverá anunciar, ainda este mês, investimentos para garantir os voos comerciais regulares e o terminal regional de cargas no aeroporto Agulhas Negras.
 
Os investimentos no município fazem parte do pacote de incentivos para expansão da aviação regional no país, com licitação de obras prevista para este mês e janeiro de 2014, nos primeiros 48 aeroportos de pequeno e médio porte de um total de 270. No sul fluminense o aeroporto de Angra dos Reis também será beneficiado. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, os editais, a licitação e a contratação das construtoras que vão fazer as obras nos 48 aeroportos prioritários começarão em dezembro, com todas as etapas sendo concluídas em janeiro. As obras devem começar em fevereiro.
 
INVESTIMENTOS
 
O Banco do Brasil foi contratado pelo governo federal como parceiro na gestão financeira e equipes da instituição visitarão todos os aeroportos beneficiados, que terão R$ 7,5 bilhões para financiar os empreendimentos. Entretanto, o governo optou em fazer obras menos complexas nesta fase aproveitando projetos já elaborados pela Infraero e os valores para cada aeroporto não estão fechados, o que depende da licitação que será no modelo simplificado, pelo Regime de Contratação Diferenciada (RCD).
 
Segundo secretário de Indústria Tecnologia e Serviços,  Edgar Moreira, entre os investimentos previstos estão a reforma da pista de pouso, o balizamento noturno e a construção do pátio de cargas.
 
“Ainda não foi confirmada o valor do recurso a ser liberado para o Aeroporto Agulhas Negras. No início do ano fizemos um levantamento com todas as necessidades do aeroporto, entre elas, balizamento noturno para operação de voos nesse horário e com o tempo fechado, pintura e sinalização horizontal e vertical, reforma da pista de pouso e decolagem, aquisição de um veículo de combate a incêndio, além do terminal de cargas e de passageiros”, enumerou Edgar.