Quarta, 25 de Setembro de 2024

Aumento nas tarifas aéreas faz consumidores optarem por viagens de ônibus

03/12/2013

A disparada recente nos preços das tarifas aéreas está resgatando para os ônibus passageiros perdidos para o avião. Esse caminho de volta deverá fazer as companhias rodoviárias recuperarem uma importante fatia este mês, com as festas de fim de ano e férias, nas viagens interestaduais. A expectativa é que sejam transportadas quase 6,5 milhões de pessoas no período. E a maior contribuição virá da classe C, justamente a que, nos últimos anos, mais experimentou a chance de voar pela primeira vez.

Nos últimos 12 meses até outubro, as passagens de avião subiram 9,92%. O aumento é quase o dobro da inflação de 5,84% acumulada no período, segundo o IBGE. O ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que a solução para o alto custo das passagens aéreas passa pela política tributária, que gira em torno de 40% do custo dos bilhetes. “Existe um dado absolutamente intolerável de que no Brasil se pratica uma política de impostos colonialista na área de aviação. Todos os voos internacionais estão isentos de ICMS e PIS/Cofins, enquanto os voos internos pagam”, disse o ministro. Moreira Franco estava se referindo às alíquotas de ICMS dos estados, que hoje vai de 4% a 25% no Brasil. “Os governos estaduais poderiam fazer a aviação dar um salto de competitividade no Brasil caso decidissem, em conjunto, reduzir ou até mesmo zerar esse imposto nos voos domésticos”, disse o ministro.