Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 25 de Setembro de 2024

Equipamento vai reduzir tempo de voo dos aviões no Brasil

02/12/2013

Um sistema novo de navegação vai reduzir o tempo dos voos domésticos, sem aumentar o consumo de combustível no Brasil.

Lá vai mais um avião. Congestionamento no céu do Brasil e nas telas dos centros de controle. Cada ponto, uma aeronave. Cada aeronave, uma missão: garantir que decolem, que voem e que pousem em absoluta segurança.

Voando assim, bem acima das nuvens, a mais de 10 mil metros do chão, passageiros ficam totalmente nas mãos de profissionais e de máquinas. Os tripulantes recebem os melhores treinamentos. Os pilotos, aliás, tem horas e horas de experiência, mas e os aparelhos? Será que estão a altura das expectativas e dos inegáveis temores dos passageiros?

Jornal Nacional: Padre, o senhor tem medo voar de avião ou não?
Vicente Ancona Lopez: Um medinho na hora da decolagem.

Medo e desconforto compreensíveis, se bem que o avião é considerado um dos meios de transporte mais seguro. No Brasil, o sistema de navegação aérea tem pelo menos meio século. Todos os voos no Brasil são guiados por sinais de antenas terrestres, que por não estarem em linha reta, levam os aviões a voar em zigue-zague.

Para evitar choque em pleno ar, as atuais aerovias, de até 45 quilômetros de largura, funcionam em camadas, como prateleiras. Um avião vai, outro vem. Ultrapassagens, só por cima.

Com o Sirius, um dos mais modernos sistemas de navegação aérea do mundo,  as aeronaves passam a ser orientadas por satélites muito mais precisos. Assim, as aerovias podem ficar   mais estreitas, com mais aviões no mesmo espaço, voando em linha reta e lado a lado, facilitando as ultrapassagens.

Na ponte Rio-São Paulo, onde o sistema começa a funcionar na semana que vem, a viagem de 42 minutos poderá ser reduzida em quase 20%.

“Entre o trecho Rio-São Paulo, a gente vai ganhar aproximadamente entre 3 e 4 minutos. E do Rio para São Paulo, uma redução ainda maior que chega a ser de 8 minutos", garante o instrutor de vôo Orlando Tieghi.

Outra garantia de segurança: os satélites ficam de olho no avião durante todo percurso. O sistema também promete reduzir em até 90% o fechamento de aeroportos por causa do mau tempo.

Para os pilotos, o Sirius será uma mão na roda. Ou melhor, no manche.

Esse sistema novo vai ser implantado gradativamente em todo o Brasil.